EDUCAÇÃO

ENEM 2022: tire suas dúvidas sobre o ENEM digital

O ENEM digital tem algumas diferenças da versão original da prova

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 24/05/2022 às 13:55
Notícia
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo os dados coletados pelo INEP, são cerca de 3,1 milhões de estudantes inscritos em todo o Brasil para realizar o Enem - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Devido a pandemia da Covid-19, desde 2020 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ter sua versão digital. 

Essa inovação, tem algumas divergências da sua versão original impressa. Confira nessa matéria.

QUEM PODE FAZER O ENEM DIGITAL?

O ENEM digital só está disponível para quem já concluiu a escola (ou alunos que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio).

Além disso, as vagas são limitadas e não são todas as cidades que terão essa opção — de acordo com o MEC, isso deve mudar em 2026 quando a versão impressa será extinta e apenas a digital será válida.

Assim, se preferir o Enem online, consulte o edital da prova para ver se está disponível na sua região e faça a inscrição já nos primeiros dias para garantir.

COMO É APLICADO O ENEM DIGITAL?

Quem optar pelo Enem digital deve comparecer à unidade definida pelo Inep no Cartão de Confirmação (documento encontrado na Página do Participante), pois as provas são realizadas em computadores cedidos por essas instituições.

Ou seja, apesar de ser online, o participante não pode fazer de casa ou de uma lanhouse, por exemplo.

A data e horário são os mesmos que o do Enem impresso.

Em relação à estrutura, nada muda entre as versões.

Todos os inscritos passam por dois dias de prova e têm que responder 180 questões — sendo 45 de Linguagens, 45 de Ciências Humanas, 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza — além de escrever a redação.

O tempo de duração também é o mesmo: 5h30 para o primeiro dia e 5 horas para o segundo.

Se achar uma pergunta difícil, não se preocupe. Apesar de ser online, é possível deixar ela para trás e voltar para página quando quiser.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO 

Assim como no Enem impresso, o inscrito também pode optar por um atendimento especializado. Na versão digital, os recursos são: prova ampliada, superampliada ou com contraste e tempo adicional.

O pedido deve ser feito na hora da inscrição e o Inep fica responsável por aprovar ou não. Entre os perfis de participantes que podem solicitar os recursos de acessibilidade estão:

  • Pessoas com baixa visão;
  • Cegueira;
  • Visão monocular;
  • Surdocegueira;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Transtorno do espectro autista.

VANTAGENS DO ENEM DIGITAL

  • Preenchimento do gabarito: se você fizer a prova pelo computador, poderá apenas selecionar a opção e não sofrerá pintando aquelas bolinhas que, depois de muito tempo, até embaçam a visão — eu sofri muito isso na minha época de Enem;
  • Questões multimídia: a ideia do MEC é incluir vídeos, infográficos e até imagens coloridas na versão online, o que pode tornar o exame mais interativo e menos cansativo;
  • Adaptação: pensando a longo prazo, onde tudo tende a ser digital, se você já se acostumar com esse formato, não terá problemas mais para frente.
  • Claro, você se conhece melhor do que ninguém para saber o que funciona ou não contigo. Então se é uma pessoa, por exemplo, que costuma estudar mais offline (com livros, fazendo anotações em caderno, entre outros), pode ser melhor optar pela prova impressa mesmo.

Enfim, pense em todas as variáveis e claro: treine. Se vai fazer o Enem digital, faça simulações e estude online. O contrário também é válido: se faz tudo pela telinha do computador, mas só conseguiu vaga para a modalidade tradicional, imprima algumas provas de edições anteriores e treine a sua mente (e corpo) e para este formato.

DÚVIDAS ENEM DIGITAL

Posso alterar o formato de prova depois da inscrição?

Não! Esse é um dos dados que não podem ser alterados. Por isso, considere todos os pontos citados acima antes de finalizar sua inscrição.

Tem folha de rascunho no Enem digital?

Sim, os participantes recebem folhas impressas para rascunho da redação e cálculos matemáticos. Além disso, eles podem anotar as respostas escolhidas e levar a página para casa (faltando 30 minutos para o término da prova) para servir como gabarito.

Comentários