Apac

CHUVA: com novo alerta, saiba onde tem mais chuva em Pernambuco e a previsão do tempo desta quarta (25)

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva para Pernambuco nesta quarta (25)

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 25/05/2022 às 6:28 | Atualizado em 25/05/2022 às 7:56
Notícia
Welington Lima/TV Jornal
Chove forte desde a noite de ontem na Região Metropolitana do Recife - FOTO: Welington Lima/TV Jornal

As fortes chuvas continuam, nesta quarta-feira (25), no Grande Recife. O clima está chuvoso em Pernambuco desde o fim de semana.

E a situação deve continuar complicada, pois a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta, nessa terça-feira (24).

Confira abaixo a previsão do tempo para Pernambuco e onde choveu mais, nas últimas 24h.

Wellington Lima/ JC Imagem
Chuva no entorno da Feira de Água Fria - Wellington Lima/ JC Imagem

Alerta da Apac

Pelo segundo dia seguido, a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, renovou o aviso meteorológico sobre pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte.

Com validade até esta quarta-feira (25), a previsão é de chuvas intensas para três regiões de Pernambuco:

  • Região Metropolitana do Recife;
  • Zona da Mata Norte;
  • Zona da Mata Sul.

No aviso, classificado como estado de atenção, que indica risco moderado a alto, a Apac também aconselha a população a seguir as orientações da Defesa Civil.

DEFESA CIVIL DO RECIFE

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é disponível 24h por dia.

A orientação é de que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão.

Onde teve mais chuva em Pernambuco?

Confira abaixo os locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta quarta-feira (25):

  • Bonsucesso, Olinda- 178,80mm
  • Botafogo, Itapissuma - 164,11mm
  • Dois Unidos, Recife - 162,06mm
  • Porto do Recife - 156,60mm
  • Tabajara, Olinda - 151,63mm

TERMINAL FECHADO

O Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, amanheceu fechado nesta quarta (25).

Não tinha ônibus e nem funcionários para abrir o terminal. Passageiros se amontoaram do lado de fora, sem conseguir entrar.

Marcos Roberto/JC Imagem
Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, amanheceu fechado nesta quarta-feira por causa das fortes chuvas - Marcos Roberto/JC Imagem

O Conorte emitiu uma nota sobre a situação dos ônibus em Paulista e Olinda. Confira na íntegra:

O Conorte informa que algumas linhas de ônibus estão com a operação comprometida por causa dos alagamentos, principalmente entre as cidades de Paulista e Olinda. O nível da água nas ruas e avenidas é alto, impossibilitando o tráfego dos veículos. Estamos aguardando a água baixar para normalizar a operação.

Veja a previsão do tempo para Pernambuco nesta quarta (25)

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica continuidade de chuvas e evidencia a possibilidade de transtornos devido à precipitação.

"Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", diz o órgão.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é disponível 24h por dia.

A orientação é de que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão.

  • No Grande Recife, a previsão para esta quarta-feira (25) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a previsão do tempo é nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • No Agreste, o tempo fica nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.
  • No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
  • No Sertão de São de Francisco, o tempo fica parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
  • Em Fernando de Noronha, a previsão é de tempo parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

PREFEITO DO RECIFE PEDE QUE FIQUEM EM CASA

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), pediu, nesta quarta-feira (25), que as pessoas evitem realizar deslocamentos na cidade pela manhã, em meio às fortes chuvas que caem na região metropolitana.

 

"A gente também pede que as pessoas evitem deslocamento na cidade. Vamos priorizar os serviços e as atividades essenciais. Nosso foco deve ser agora sobretudo com a segurança e a vida das pessoas", declarou.

No início da manhã, o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais, informando que estava a caminho da prefeitura para uma reunião com os secretários municipais para discutir a situação das áreas da cidade por causa das chuvas.

"Passamos a madrugada acompanhando os trabalhos da equipe, sobretudo da Defesa Civil, em contato permanente com o coronel Cássio (Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil), a gente está registrando nas últimas 12h, 130 mm de chuvas, esse é o maior volume dos últimos anos num curto espaço de tempo", afirmou João Campos.

Segundo o prefeito, em 48h choveu 260 mm na capital pernambucana, o que representa 80% do esperado para todo o mês de maio.

Aulas da rede municipal suspensas

O gestor municipal anunciou ainda a suspensão das aulas na rede municipal. "Recomendamos que a rede de ensino privado também faça isso, pelo menos pela manhã de hoje. Nossa Secretaria de Educação está em contato tanto com nossa rede direta, como com a rede privada", disse.

Comentários