PRF

GENIVALDO DE JESUS: homem com transtornos mentais morre em violenta ação da PRF em Sergipe

Policiais provocaram espécie de "câmara de gás" em viatura; vídeo registrou os momentos de tortura

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 26/05/2022 às 9:10 | Atualizado em 26/05/2022 às 9:22
FOTO: Reprodução
GENIVALDO DE JESUS: homem com transtornos mentais morre em ação da PRF em Sergipe - FOTO: FOTO: Reprodução

Na última quarta-feira (25), um homem morreu após ser sufocado em porta-malas de viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado de Sergipe

A vítima, identificada pelo portal G1 como Genivaldo de Jesus Santos, no momento da abordagem, estava desarmada. Genivaldo tinha 38 anos de idade e, segundo um sobrinho, tinha transtornos mentais.  

>>> QUEM SÃO OS POLICIAIS QUE AGIRAM NA AÇÃO DE GENIVALDO DE JESUS? Clique aqui e veja o que se sabe.

VEJA VÍDEO DO MOMENTO EM QUE HOMEM É ABORDADO PELOS POLICIAIS:

De acordo com o sobrinho, Wallyson de Jesus, a PRF abordou Genivaldo enquanto o homem pilotava uma moto. Até o momento, não se sabe o que provocou a abordagem. 

“Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, relatou Wallyson ao G1. 

Genivaldo, nervoso, tentou resistir à abordagem, apesar de estar completamente desarmado. Em seguida, dois policiais da PRF usaram a força para conter o homem.

Após a ação, Genivaldo foi atirado dentro da viatura. Imagens que circulam na internet mostram a viatura com repleta de fumaça, enquanto a vítima - presa lá dentro - grita desesperada. 

“Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”, explica Wallyson. 

A família da vítima registrou um Boletim de Ocorrências.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

O QUE DIZ A PRF

Em nota, a PRF relatou que a vítima "resistiu ativamente a abordagem" e que "foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção".

"Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito", diz a nota. A PRF disse que lamenta o ocorrido e que instaurou um procedimento para apurar o caso. 

Reprodução
PRF abriu processo disciplinar para averiguar a conduta dos agentes - FOTO:Reprodução