
Após o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), na última quarta-feira (18), para a privatização da Eletrobras, muitos brasileiros têm procurado saber como comprar ações na empresa com o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Chamado de "fundos mútuos de privatização", o dispositivo prevê o uso de até 50% do saldo do FGTS para a compra de ações na venda da empresa, prevista para acontecer até agosto deste ano.
A compra de ações em empresas públicas que foram privatizadas ou que tiveram o capital aberto é um dispositivo existente desde os anos 2000 e que foi posto em prática nas vendas da Petrobras e da Vale do Rio Doce, por exemplo.
COMO COMPRAR AÇÕES DA ELETROBRAS COM FGTS?
Por conta da novidade, muitos brasileiros têm buscado na internet como usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras.
Existem duas formas de fazer isso: individualmente, ou pelo Clube de Investimento (CI-FGTS). De qualquer modo, o processo pode ser feito através do aplicativo do FGTS.
O aplicativo do FGTS está disponível para celulares com sistema Android e iOS. Veja, aqui no site da TV Jornal, como utilizar o aplicativo para consultar o saldo do FGTS.
FGTS ELETROBRAS VALE A PENA?
É preciso atenção do trabalhador antes de utilizar o saldo do FGTS para comprar ações na Eletrobras, pois não é garantido que as ações vão render mais do que o saldo investido no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por lei, o rendimento mínimo do Fundo é de 3% ao ano.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a retratação com consequente retorno do investimento ao FGTS somente pode ser realizada após 12 meses da data da aplicação nas ações.
O pedido deverá ser efetuado pelo próprio titular da conta vinculada à administradora do FMP-FGTS ou CI-FGTS.
Comentários