
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre as chuvas fortes que devem atingir o Estado de Pernambuco neste sábado (28).
Além da grande precipitação, com indicativo de "chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia", o instituto também alertou para ventos superiores a 100 km/h neste sábado.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também emitiu um aviso meteorológico nesta sexta-feira (27) sobre as pancadas de chuva de intensidade moderada a forte que devem atingir três regiões de Pernambuco neste fim de semana.
100mm de chuva é muito? Entenda como é medida a chuva
A resposta é sim, 100mm de chuva é preocupante, especialmente quando é medido em curtos intervalos de tempo.
A chuva é medida por um pluviômetro, que é um aparelho com marcação em milímetros. Daí a razão para a precipitação ser medida em milímetros.
Quando o marcador aponta apenas 5mm de chuva por hora, os meteorologistas consideram a precipitação fraca. Entre 5mm e 60mm, a chuva é considerada moderada, e acima de 100mm por hora, a chuva é forte.
O que fazer em caso de chuvas fortes?
Na última semana, a tempestade que atingiu a Região Metropolitana do Recife superou a marca de 200mm em 24h. O resultado foi desastroso, já que as enchentes causaram prejuízos materiais e deslizamentos de terra deixaram parte da população desabrigada.
A Defesa Civil de Pernambuco recomenda que a população que mora em áreas de risco procure abrigo em locais seguros durante as chuvas.
Comentários