Saúde

FLUCONAZOL: Saiba para que serve o fluconazol e como funciona o medicamento

Bastante indicado para o tratamento de micoses específicas, o fluconazol pode ser administrado por via oral ou como loção

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 10/06/2022 às 15:41 | Atualizado em 10/06/2022 às 15:55
Notícia
PEXELS
Medicamento pode ser administrado oralmente, por meio de cápsulas - FOTO: PEXELS

O fluconazol é um princípio ativo de medicamentos muito indicados para o tratamento de infecções causadas por fungos.

O medicamento é um antifúngico usado no tratamento de infecções na pele, ou mesmo em órgãos internos, e pode ser encontrado pelos nomes comerciais de Fluconan, Zoltec, Pronazol e Candizol.

Para que serve o fluconazol?

Medicamentos que utilizam o fluconazol como princípio ativo são muito usados nos casos de micoses causadas por fungos do gênero candida.

Por essa razão, o remédio é largamente indicado para o tratamento de candidíase vaginal, mas também usado no caso de infecções hospitalares, já que grande parte dos fungos ainda é sensível ao medicamento.

Outras infecções, como as de pele, também podem ser tratadas com o fluconazol.

Como tomar o fluconazol?

A forma de administração do fluconazol muda de acordo com a necessidade do tratamento e do local afetado pela infecção. Em todos os casos, a medicação deve ser receitada por um profissional.

O remédio pode ser encontrado como cápsulas para via oral, e é receitado normalmente nos casos de infecções em órgãos internos. Esse é o caso de infecções urinárias e candidíase vaginal.

No caso de infecções mais superficiais, como na pele ou nas unhas, uma loção para uso tópico costuma ser suficiente. Há ainda as aplicações injetáveis, utilizadas em casos mais graves.

Como funciona o fluconazol?

O fluconazol impede a síntese da substância ergosterol, produzida na membrana do fungo e essencial para a sua reprodução.

É justamente por impedir a reprodução do fungo que o medicamento bloqueia sua disseminação, consequentemente matando o micro-organismo.

Fluconazol não trata covid-19

Como explicado mais acima, o fluconazol é um medicamento antifúngico, ou seja, voltado para o tratamento de micoses.

Desse modo, ele não é indicado para o tratamento de covid-19 ou de qualquer doença causada por vírus.

O medicamento pode, no entanto, ser usado para o tratamento de infecções oportunistas, que se aproveitaram da baixa imunidade causada pelo coronavírus no organismo. De qualquer modo, um médico deve ser consultado.

* Com informações da Veja Saúde

Comentários