
A prednisona é um princípio ativo de remédios com ação anti-inflamatória e é bastante usada no tratamento de alergias.
No entanto, o medicamento, da classe dos glicocorticoides, também pode ser utilizado no tratamento de diversas outras condições.
Para que serve a prednisona?
A prednisona é voltada normalmente para os casos de processos alérgicos, mas pode ser indicada para o tratamento de distúrbios endócrinos e osteomusculares, bem como doenças respiratórias, dermatológicas, oftalmológicas, reumatológicas, entre outras.
Por ser um medicamento potente no controle de processos inflamatórios, diversas condições clínicas podem ser tratadas pela prednisona.
Esse é o caso da rejeição a órgãos transplantados: a prednisona é utilizada em algumas terapias para pacientes com câncer que passaram por algum transplante.
Como tomar a prednisona?
Existe basicamente uma única forma de tomar a prednisona: oralmente. A razão para isso é o fato do medicamento precisar passar pelo sistema gastrointestinal.
Para fazer efeito no organismo, o medicamento deve passar pelo fígado e, para isso, precisa ser absorvido pelo intestino.
De qualquer modo, o medicamento deve ser receitado por um médico.
Como funciona a prednisona?
A prednisona atua no corpo no momento em que é convertida no fígado do paciente e metabolizada.
A molécula da prednisona é, então, ativada, e se torna a prednisolona, substância com forte potencial anti-inflamatório.
Reações, contraindicações e precauções no uso da prednisona
Algumas da reações colaterais ao uso da prednisona podem incluir úlceras no estômago, pancreatite, retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e alterações nos ossos e músculos.
Uma recomendação importante para quem faz o uso da medicação é não consumir bebidas alcoólicas de forma alguma, já que estas podem acentuar as reações adversas.
O medicamento é contraindicado nos casos de pacientes que tem infecções sistêmicas por fungos ou que já tenham apresentado alguma reação à prednisona.
O uso em grávidas, lactantes e crianças não é vedado, mas deve ser feito com precaução, já que a prednisona pode causar má formação do feto e interferir na produção do hormônio do crescimento.
Comentários