OPORTUNIDADE

IBGE abre nova seleção simplificada com 268 vagas para Pernambuco

O novo processo seletivo é para preencher vagas remanescentes para as áreas e municípios onde as oportunidades não foram totalmente preenchidas

Fabiani Assunção
Fabiani Assunção
Publicado em 10/06/2022 às 17:30 | Atualizado em 10/06/2022 às 17:37
Notícia
Arquivo/Agência Brasil
IBGE abre vagas temporárias; censo IBGE; concurso IBGE; Censo 2022; Recenseador - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo processo seletivo simplificado  para contratar mais recenseadores para atuar no Censo Demográfico 2022. O edital complementar já foi publicado e as inscrições estão abertas e terminam no próximo dia 15 de junho. 

O novo edital é para preencher vagas em localidades que não tiveram aprovados em número suficiente na seleção anterior. Para Pernambuco são 268 vagas e, em todo o país, são 48.535. A seleção será feita por análise curricular. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet, na página do IBGE.

Ao todo, o IBGE deve contratar um total de 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo 2022, sendo 183.021 recenseadores. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. Todos os selecionados passarão por treinamento do dia 18 a 22 de julho. 

Carga horária e remuneração

O trabalho do recenseador não requer uma jornada diária fixa. A recomendação é de uma carga horária mínima de 25 horas semanais, podendo o profissional definir o melhor momento para fazer contato com os domicílios e definir seus horários de trabalho.

Sendo assim, o valor da remuneração dependerá da produção de cada um, variando principalmente conforme o tempo diário e semanal dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade encontrado na abordagem aos domicílios. No site do IBGE é possível fazer uma simulação destes rendimentos. 

Além do salário, os aprovados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

Comentários