Vacinação

Pernambuco libera quarta dose da vacina contra a covid-19 para novo grupo

Aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19 foi liberada nesta segunda-feira (20) no Estado

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 20/06/2022 às 21:01
Myke Sena/MS
A quarta dose pode ser administrada com os imunizantes da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer - FOTO: Myke Sena/MS

Nesta segunda-feira, o Estado de Pernambuco liberou a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19 para um novo grupo.

Agora, pernambucanos a partir dos 40 anos e que tenham quatro meses desde a aplicação da terceira dose (ou primeira de reforço) já podem tomar o imunizante nos pontos de vacinação dos municípios..

A decisão foi pactuada com os municípios do Estado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) depois de ter sido aprovada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

A quarta dose pode ser administrada com os imunizantes dos laboratórios Pfizer, Astrazeneca ou Janssen. Gestantes e puérperas, contudo, devem ser vacinadas com Pfizer ou Coronavac (na falta da primeira).

"Diante do cenário ainda incerto da pandemia da covid-19 e o aumento no número de casos graves e óbitos em outros estados brasileiros, é fundamental avançar no segundo reforço da população", declarou a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) reforça, ainda, que as cidades têm sido constantemente abastecidas com remessas das vacinas, seguindo a necessidade de cada município, de modo a garantir que as gestões possam fortalecer suas estratégias.

"O Estado tem ampliado gradativamente a aplicação das segundas doses de reforço na população de acordo com a faixa etária. Os municípios precisam, então, rever os locais de vacinação para garantir que a população elegível tenha, de fato, acesso à vacina”, disse Ana Catarina.

Vacina da Janssen

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, pactuou com os municípios ajustes vacinais em pessoas que se vacinaram inicialmente com o imunizante da Janssen.

Agora, a população de 18 a 39 anos que recebeu a dose única da vacina da Janssen e o reforço com o mesmo imunizante deve tomar mais uma dose de reforço da vacina.

No caso de pessoas com mais de 40 anos, há a necessidade de administrar duas doses de reforço.

“Até então, essas pessoas tomavam a dose única com uma dose de reforço. Agora, com os estudos demonstrando a redução da efetividade da vacina, será necessário fazer mais um reforço. Agora, o esquema vacinal da Janssen se equipara ao esquema da Astrazeneca, já que as duas têm a mesma tecnologia, a de vetor viral”, explica Ana Catarina de Melo.

* Com informações da repórter Amanda Azevedo, do JC Online