Prevenção

Barragem de Serro Azul pode transbordar pela 1ª vez e causa medo na população de Palmares

A barragem deve atingir 85% da sua capacidade até o final da próxima semana, caso continue mantendo o ritmo de acumulação de água dos últimos dias.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 09/07/2022 às 18:08
Reprodução/ Internet
Barragem de Serro Azul, distrito localizado às margens do Rio Una e pertencente ao município de Palmares. - FOTO: Reprodução/ Internet

De acordo com informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), a  Barragem de Serro Azul, no município de Palmares, na Mata Sul, poderá transbordar pela primeira vez, desde que foi inaugurada em 2017.

Ainda segundo o órgão, o reservatório deve atingir 85% da sua capacidade até o final da próxima semana, caso continue mantendo o ritmo de acumulação de água dos últimos dias.

Com esse volume, já acontece um primeiro vertimento.

MEDO

O transbordamento da barragem é acompanhado com medo pela população do Distrito de Serro Azul, onde ela foi erguida.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento estabelecia uma distância mínima de 500 metros entre o paredão e os moradores.

O governo de Pernambuco chegou a iniciar a desapropriação da área, mas abandonou o projeto e deixou famílias vivendo a uma distância de até 50 metros da barragem. Como estão instalados no pé do paredão, a força da água poderá provocar destruição, inundando as casas e arrastando o que estiver pelo caminho. 

Nesta semana, a Codecipe informou à Defesa Civil de Palmares que vai acontecer um primeiro vertimento quando a barragem alcançar a capacidade de 85% e depois quando chegar a 100%.

A Defesa Civil local foi orientada a atualizar o cenário para a população do Distrito, durante reunião na última quarta-feira (7).

 

Divulgação
Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco - FOTO:Divulgação