Saúde

O que causa o ronco ao dormir e como saber quando isso é um problema?

Embora seja algo comum, o ronco ao dormir pode servir de sinal de alerta para distúrbios do sono; saiba mais

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 15/07/2022 às 22:32 | Atualizado em 22/07/2022 às 16:50
Notícia
Anna Nekrashevich/Pexels
Ronco durante o sono pode servir de alerta para distúrbios - FOTO: Anna Nekrashevich/Pexels

O ronco é um inimigo bastante conhecido do sono, seja de quem sofre com o problema pessoalmente ou de quem divide o espaço de descanso.

Mas o que exatamente causa o ronco? O que é aquele som característico e como saber quando ele sinaliza um problema de saúde?

O que causa o ronco ao dormir?

O ronco nada mais é do que o som causado pela passagem irregular do ar na faringe, região alta das vias respiratórias.

De modo geral, esta alteração anatômica produz o som. A causa desse estreitamento dos músculos nas vias respiratórias, no entanto, depende. Existem pessoas, por exemplo, que roncam porque possuem amígdalas grandes e um céu da boca estreito.

Fatores como obesidade, gravidez, tabagismo e doenças alérgicas também são causas comuns para o surgimento do ronco, que também pode aparecer quando se dorme de barriga para cima, ou após o consumo de bebida alcóolica ou medicamentos.

De acordo com Edilson Zancanella, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono, coordenador do serviço de distúrbios do sono do Hospital das Clínicas da Unicamp e diretor da Associação Brasileira do Sono, diferentes fatores levam a diferentes ruídos.

"A mudança de posição para dormir, o relaxamento da musculatura durante o sono e os possíveis pontos de estreitamento determinam uma alteração do fluxo aéreo", explica.

.

Quando roncar é um problema?

Mesmo que as estimativas apontem que aproximadamente metade da população humana ronque, os especialistas consideram o ruído como um "sinal de alerta".

"Habitualmente, o ronco é um sinal de que a via aérea está obstruída, reduzida de tamanho", argumenta a pneumologista e pesquisadora do Instituto do Sono Luciane Mello.

Essa preocupação existe porque um simples ronco durante o sono pode evoluir para o bloqueio total da entrada do ar pelas vias respiratórias, as chamadas apneias.

.

É válido lembrar que apenas um profissional de saúde especializado em sono ou um otorrinolaringologista pode avaliar tratamentos para a causa do ronco e diagnosticar uma possível apneia.

* Com informações da BBC Brasil

Comentários