Saúde

Vitamina B6 diminui efeitos da ansiedade e depressão, aponta estudo

Estudo indica que a vitamina B6 reduz os efeitos da ansiedade e depressão; saiba os benefícios da substância

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 19/07/2022 às 19:46
Notícia
Pixabay
Vitamina pode ser encontrada em suplementos vitamínicos - FOTO: Pixabay

Um novo estudo publicado nesta terça-feira (19) indica que a vitamina B6 tenha efeitos positivos na redução da ansiedade e depressão.

A teoria dos pesquisadores da University of Reading, no Reino Unido, é de que a substância auxilie o corpo na produção do ácido gama-aminobutírico (ou GABA), um mensageiro químico que bloqueia os impulsos do cérebro.

Em outras palavras, a vitamina B6 (também conhecida pela ciência como piridoxina) possui um efeito calmante que pode ajudar na redução dos efeitos da ansiedade e depressão. O estudo foi publicado na revista científica Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental.

Estudo testou vitaminas B6 e B12

Durante o período de um mês, 300 participantes do estudo receberam suplementos de vitamina B6 ou B12, com aproximadamente 50 vezes a dose diária recomendada, de maneira aleatória.

O estudo indicou que houve pouco efeito prático no uso da vitamina B12 quando comparada ao placebo. Em contrapartida, a vitamina B6 revelou um efeito notável. Tão notável que as mudanças no cérebro chegaram a ser registradas visualmente pelos pesquisadores.

Como consumir a vitamina B6?

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), a vitamina B6 pode ser encontrada naturalmente em alimentos como amendoim, açafrão, páprica, carne de peru, grão de bico, feijão carioca, entre outros.

A substância também pode ser encontrada na forma de suplemento vitamínico.

* Com informações do Canaltech

Comentários