Saúde

Rinite alérgica: saiba as causas, sintomas e tratamento da doença

Doença inflamatória afeta em especial as mucosas do nariz e pode ser alérgica ou não; saiba mais sobre a rinite

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/07/2022 às 11:16
Notícia
Freepik
Lavagem nasal em bebê: veja como realizar - FOTO: Freepik

A rinite é uma doença inflamatória que afeta especialmente as mucosas do nariz, podendo ser alérgica, ou não. Em ambos os casos, a rinite é uma resposta exagerada do corpo ao contato com algumas substâncias consideradas estranhas pelo organismo.

Embora sejam diferentes, tanto a rinite alérgica quanto a não alérgica possuem sintomas parecidos. Mas qual é a causa da rinite alérgica? E que substâncias provocam as crises alérgicas? Confira as respostas nesta matéria.

O que causa a rinite alérgica?

A rinite alérgica possui características hereditárias, ou seja, é passada pelos genes dos pais. Quando duas pessoas alérgicas geram uma criança, por exemplo, a probabilidade dela também ser alérgica é de aproximadamente 50%.

Contudo, a doença pode se manifestar mesmo quando ambos os pais não apresentem a alergia, já que a condição continua "impressa" no DNA.

Da mesma maneira, a rinite pode não surgir nos primeiros anos de vida e se manifestar somente depois de anos.

O que provoca as crises de rinite?

Mais conhecidas do que as causas da doença, as substâncias que provocam as crises de rinite são várias. Entre elas, por exemplo, se destacam:

  • ácaros presentes na poeira doméstica;
  • pelos de animais;
  • mofo;
  • pólen;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • bactérias, vírus e fungos;
  • medicamentos, alguns alimentos, perfumes, entre outros.

Quais são os sintomas da rinite alérgica?

Pixabay
Espirros em salva e edema na mucosa nasal são alguns dos sintomas da rinite alérgica - Pixabay

Os principais sintomas da rinite alérgica são os inchaços da mucosa nasal, que levam à congestão na região (o conhecido nariz entupido), coriza, espirros em salva e coceira no nariz, garganta, céu da boca e olhos.

Vale destacar que a intensidade dos sintomas é associada diretamente ao nível de exposição aos alérgenos, as substâncias que provocaram a crise alérgica.

Além disso, embora não seja regra, a rinite alérgica pode vir associada a comorbidades como asma, sinusites, ronco e otites médias.

.

Como é feito o diagnóstico da rinite alérgica?

O diagnóstico da rinite alérgica é feito por meio de um levantamento do histórico do paciente e da avaliação clínica das vias aéreas.

Para isso, exames de imagem como endoscopia rinossinusal, raios X e tomografia podem auxiliar nessa diferenciação entre a rinite alérgica e os outros tipos de rinite.

Como é o tratamento da rinite alérgica?

Apesar de a rinite alérgica ainda não possuir uma cura, algumas medidas podem ajudar a prevenir e controlar as crises da doença.

Entre essas medidas estão o cuidado com a higiene do ambiente, o uso de medicamentos específicos e a aplicação de vacinas antialérgicas.

Com informações do Portal Drauzio Varella

Comentários