Saúde

IBUPROFENO: Saiba para que serve o ibuprofeno e as contraindicações do medicamento

Medicamento é largamente utilizado para tratar inflamações mais fracas; saiba mais sobre o ibuprofeno

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 17/06/2022 às 9:41
Notícia
Foto: EBC
Ibuprofeno pode ser encontrado sob forma líquida (administrado em gotas), ou sólida, em comprimidos e cápsulas - FOTO: Foto: EBC

Anti-inflamatório bastante conhecido no Brasil, o ibuprofeno é um princípio ativo que atua contra inflamações leves e moderadas.

Normalmente, o medicamento — considerado um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) — é indicado nos casos de febre e dores diversas.

O ibuprofeno pode ser encontrado sob os nomes comerciais Alivium, Advil, Buscofem, Ibuflex, entre outros, ou como medicamento genérico nas farmácias.

Para que serve o ibuprofeno?

O ibuprofeno é normalmente utilizado para tratar inflamações menos potentes, diferentemente de corticoides como a prednisona, por exemplo.

Entre os transtornos que podem ser tratados pela medicação estão febre, dor de garganta, dor de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares entre outros.

Além disso, o remédio faz parte da lista de medicamentos isentos de prescrição. Isso significa que não é necessária uma receita para comprar o ibuprofeno numa farmácia.

Como tomar o ibuprofeno?

O ibuprofeno é administrado por via oral e pode ser encontrado em medicamentos líquidos, ou por cápsulas e comprimidos.

A diferença entre os tipos, contudo, é a maior rapidez com a qual o ibuprofeno age quando administrado na sua forma líquida.

Em quanto tempo o ibuprofeno age?

O ibuprofeno leva de 15 a 30 minutos para fazer efeito no corpo humano. Estes, por sua vez, podem durar de quatro a seis horas.

A dose recomendada de ibuprofeno depende da idade e peso do paciente. A informação pode ser encontrada na bula do medicamento.

Caso passe a dosagem máxima diária, procure imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciat).

Reações, contraindicações e precauções no uso do ibuprofeno

Por ser possível comprar o ibuprofeno sem receita médica, é preciso cuidado na hora de administrar o medicamento. Existem uma série de outros remédios que não podem ser tomados em conjunto com o ibuprofeno.

Nesse caso, vale conversar com o farmacêutico na hora de pedir o ibuprofeno numa drogaria, bem como ler a bula do medicamento.

Grávidas, lactantes e crianças menores de 6 meses não devem utilizar o ibuprofeno. Esse também o caso de pessoas com sangramento gastrointestinal, úlcera gastroduodenal ou asma.

Crianças menores de 2 anos e idosos devem administrar o medicamento somente sob orientação médica. O uso do ibuprofeno também é contraindicado nos casos suspeitos de dengue por facilitar o surgimento de hemorragias.

Como é o caso da maioria das medicações, o uso de bebidas alcóolicas também deve ser interrompido por quem está administrando o ibuprofeno. Além disso, caso sofra com alergias após tomar o medicamento, é necessário consultar um médico.

* Com informações da Veja Saúde

Comentários