Saúde

Homem é diagnosticado com varíola dos macacos, covid-19 e HIV ao mesmo tempo em caso inédito

Homem de 36 anos testou positivo para os vírus da covid-19, varíola dos macacos e HIV. O caso foi registrado na Itália

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 25/08/2022 às 22:19 | Atualizado em 25/08/2022 às 22:21
Notícia
ERNESTO BENAVIDES / AFP
Homem apresentou sintomas gripais, erupções cutâneas e recebeu o diagnóstico para varíola dos macacos, covid-19 e HIV (imagem ilustrativa) - FOTO: ERNESTO BENAVIDES / AFP

Em caso inédito na literatura médica, um homem de 36 anos testou positivo para os vírus da varíola dos macacos (monkeypox), da covid-19 (SARS-CoV-2) e o HIV.

Esse é o primeiro caso registrado de coinfecção pelos vírus e foi relatado na revista científica Journal of Infection por cientistas da Universidade da Catania, na Itália. As informações são do portal g1.

O paciente, de acordo com o artigo, esteve na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho. Após o período de cinco dias no país, ele apresentou febre, dor de garganta, dor de cabeça e fadiga. Ao realizar o teste para covid-19, o resultado foi positivo.

Em seguida, após o diagnóstico da doença, o homem apresentou uma erupção no braço esquerdo e outras lesões surgiram no corpo. Ele buscou atendimento médico após perceber a progressão das erupções.

Paciente relatou ter relações sexuais sem proteção

Aos médicos, o paciente relatou ter recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 e que havia realizado o teste (com resultado negativo) para HIV em 2021. Ele também contou ter relações sexuais durante a viagem à Espanha, sem uso de preservativos.

No segundo dia no hospital, o paciente fez teste para monkeypox e a infecção foi confirmada. Além disso, os testes para covid-19 seguiam positivos.

HANDOUT/UK HEALTH SECURITY AGENCY / AFP
Erupção cutânea que evolui para lesão é um dos principais sintomas da varíola dos macacos - HANDOUT/UK HEALTH SECURITY AGENCY / AFP

Os profissionais de saúde também realizaram testes para uma série de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ele acabou sendo diagnosticado com HIV-1, a versão mais comum do vírus.

Já no sexto dia, apesar dos testes seguirem positivos para covid-19 e monkeypox, o paciente recebeu alta e voltou à casa para cumprir isolamento e começar o tratamento contra o HIV.

Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos.

Os médicos apontam que o caso enfatiza a probabilidade da transmissão do vírus monkeypox (responsável pela varíola dos macacos) pelas relações sexuais ser a forma predominante.

"Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos. De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 [células do sistema imunológico] preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente", afirmaram.

Comentários