Setembro Amarelo

SETEMBRO AMARELO: Conheça sinais de alerta para transtornos da saúde mental

Psicóloga traz orientações sobre como identificar sinais de alerta para transtornos da saúde mental, como depressão e ansiedade

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 14/09/2022 às 19:33
Notícia
Freepik
Alguns sinais podem ajudar a identificar quando uma pessoa não está bem emocionalmente e precisa de ajuda - FOTO: Freepik

Em meio ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, é comum que o debate sobre a saúde mental cresça. No Brasil, cerca de 14 mil mortes são registradas por ano, uma média de 38 por dia.

No entanto, muitas vezes a causa do problema pode passar despercebida. A psicóloga Milena Coelho, professora do Centro Universitário Estácio, pontua que muitas vezes as pessoas não sabem como agir sobre a situação.

“Antes que uma pessoa chegue a uma tentativa de autoextermínio, é necessário identificar alguns sinais de que este indivíduo não está bem”, explica.

De acordo com a psicóloga, alguns sintomas mais frequentes podem ajudar a identificar e evitar um quadro depressivo que pode culminar numa tentativa, como:

  • mudanças no sono e no apetite;
  • afastamento das relações com os amigos e com os familiares; e
  • desânimo por eventos em que antes se tinha prazer.

No entanto, outros aspectos físicos, como a automutilação, discursos de desânimo e desilusão e desapego às coisas que gostava antes também ajudam a alertar um possível risco de suicídio. Outros sintomas comuns são dores de cabeça, desconfortos gástricos e taquicardia.

Familiares e amigos devem prestar atenção a sinais

Milena ressalta a importância dos familiares e amigos prestarem atenção a esses sinais no comportamento, especialmente entre crianças e jovens.

Aqueles que estão em depressão querem acolhimento, precisam ser ouvidos. Esses sinais não podem ser ignorados.

A psicóloga também explica que o ideal é sempre procurar os centros de atenção psicossocial (Caps) para o acompanhamento psicológico gratuito e, em caso de tentativa de suicídio, é dever chamar o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) para que seja prestado socorro.

Ajuda

Caso você esteja passando por uma situação delicada e deseje conversar ou pedir ajuda, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende de forma voluntária e gratuita através do telefone 188. A ligação pode ser feita de qualquer lugar do Brasil, 24 horas por dia.

Algumas instituições também podem oferecer, de maneira regular, acompanhamento psicológico gratuito. Este é o caso do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Estácio Recife, localizado na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, nº 1771, no Prado, Zona Oeste da cidade.

Os agendamentos devem ser realizados antecipadamente pelo telefone (81) 3225-8901.

Comentários