PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Confira as últimas notícias

Veja as últimas informações sobre o piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 14/09/2022 às 12:38 | Atualizado em 16/09/2022 às 9:34
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Piso Salarial da Enfermagem tem novo prazo estipulado - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Desde que foi proposto pelo governo federal, o novo piso salarial da enfermagem está rodeado por várias polêmicas.

A lei garante aos profissionais da enfermagem um novo piso salarial, no valor de R$ 4.750, sendo 70%  para técnicos de enfermagem e 40% para auxiliares.

Segundo especialistas,  o novo piso salarial geraria um impacto de 10,5 bilhões para as prefeituras, além do prejuízo na rede privada.  

Diante disso, o Nordeste seria a região mais afetada pelas mudanças do novo piso salarial, o que poderia acarretar na perda de 37% dos profissionais da enfermagem. 

Mas já foi revelado um plano que pode garantir pagamento do piso salarial da enfermagem. Clique aqui e veja como o piso pode ser pago.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2022 

Dado início, após uma liminar do Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNsaúde) ao ministro Luís Roberto Barroso, a votação no STF foi a alternativa encontrada para decidir sobre a continuidade suspensão do piso salarial da enfermagem. 

A votação está com um placar de 7 a 4  em favor da suspensão do piso e segue em suas últimas horas para determinar a decisão final.

Apesar de todos os ministros do STF já terem votado, o julgamento da suspensão do piso nacional da enfermagem ainda pode sofrer uma reviravolta. Clique aqui e entenda.

BOLSONARO FALA SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Durante o programa do Ratinho na noite da última terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro foi entrevistado pelo apresentador e falou sobre a votação que rodeia o novo piso salarial da enfermagem.

O chefe do Executivo não concordou com a decisão tomada pelo ministro Luis Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial destinado dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

"Eu sancionei, o Congresso aprovou, o novo piso para os enfermeiros. Lamentavelmente, há suspeita na decisão monocrática do ministro Barroso", enfatizou o presidente.

PARALISAÇÃO DA ENFERMAGEM

Com o piso salarial da enfermagem suspenso após uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), profissionais da saúde podem cruzar os braços em breve.

Isso porque a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) convocou profissionais para mobilização em defesa do piso salarial da enfermagem.

Os profissionais devem deflagrar uma paralisação da enfermagem no próximo dia 21 em defesa do piso nacional da categoria.

A data foi escolhida pela FNE, que publicou um edital convocando os sindicatos da categoria a se articularem com esse fim.

A ideia é garantir a paralisação em todas as regiões do país. Desta maneira, como enfermeiros e outros profissionais cruzarão os braços neste dia, a mobilização pode ser considerada uma greve da enfermagem.

Isso porque legalmente não existe o termo 'paralisação'. "Na prática, vai ser uma greve de um dia", explicou a presidente da FNE, Shirley Morales, ao site Brasil de Fato.

MINISTÉRIO DA SAÚDE
Confira atualizações sobre o piso salarial enfermagem últimas notícias - FOTO:MINISTÉRIO DA SAÚDE