
O auxílio caminhoneiro é um benefício concedido aos caminhoneiro, derivado do auxílio emergencial, com o intuito de auxiliar financeiramente os motoristas com os preços altos dos combustíveis.
O benefício pode pagar até R$ 3.000 aos caminhoneiros,
COMO SABER SE TENHO DIREITO AO AUXÍLIO CAMINHONEIRO?
Para solicitar o benefício, o caminhoneiro deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Ter CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulares;
- Possuir Cadastro ativo pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ministério da Infraestrutura;
- Ser um dos Caminhoneiros cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até o dia 31 de maio de 2022;
ou tenham realizado a Autodeclaração do Termo de Registro
Os motoristas que desejarem conferir todos os critérios apontados pela lei, pode clicar aqui para conferir a Portaria Interministerial MTP/INFRA Nº 6, de 1º de agosto de 2022.
COMO FAZER A AUTODECLARAÇÃO PARA SOLICITAR O AUXÍLIO CAMINHONEIRO?
A auto declaração é necessária para solicitar o benefício. A documentação pode ser feita até o dia 10 de outubro pelos caminhoneiros ativos no RNTR-C, por meio do Portal Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Nas plataformas, os caminhoneiros encontram a Auto declaração do Termo de Registro do TAC.
QUAL O VALOR DO AUXÍLIO CAMINHONEIRO?
o benefício prevê o pagamento de R$ 1 mil por mês aos beneficiários, entre os meses de agosto e dezembro. A Caixa iniciou o pagamento no dia 9 de agosto para mais de 190 mil beneficiários.
O pagamento do benefício é concedido em uma conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
QUANDO O AUXÍLIO CAMINHONEIRO SERÁ LIBERADO?
No último sábado (24), a terceira parcela do Auxílio Caminhoneiro foi liberada, com a possibilidade de sacar os valores acumulados.
Segundo o calendário, os caminhoneiro que realizarem a auto declaração até o dia 10 de outubro poderão receber o pagamento da quarta parcela já no próximo mês.
RELEMBRE: Petrobras anuncia forte alta no combustível:
Comentários