Eleições 2022

INSS: Votar nas eleições serve como PROVA DE VIDA? Saiba o que vai servir como comprovação ao INSS

Alteração de regras para a prova de vida do INSS deve valer a partir de 2023; entenda

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 30/09/2022 às 7:53
Notícia
ALEJANDRO ZAMBRANA/SECOM TSE
Previdência realizará cruzamento de informações para fazer prova de vida dos beneficiários - FOTO: ALEJANDRO ZAMBRANA/SECOM TSE

Neste domingo (02), acontece o primeiro turno das eleições 2022. Além da participação no pleito ser de extrema importância, o aposentado, pensionista ou beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que votar neste ano automaticamente estará confirmando sua prova de vida.

A prova de vida é uma comprovação necessária para evitar o bloqueio do pagamento de benefícios da Previdência Social. Essa obrigatoriedade, no entanto, está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Até lá, não haverá corte dos benefícios.

Votar nas eleições serve como prova de vida ao INSS

O advogado especialista em direito previdenciário Aroldo Pacheco, sócio do escritório Reis & Pacheco Advogados, explica que quando o beneficiário do INSS vota, automaticamente ocorre um cruzamento de informações nas bases de dados das instâncias públicas.

"Além de ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o beneficiário do INSS também acaba fazendo automaticamente sua prova de vida para a Previdência", observa.

INSS fará prova de vida proativa em 2023

A partir de 2023, o INSS fará a prova de vida de maneira proativa, explica Aroldo. Isso significa que o órgão deve realizar um cruzamento de informações com outras repartições públicas.

Sendo assim, 36 milhões de aposentados e pensionistas não precisarão mais comparecer a uma agência para realizar a prova de vida.

Saiba o que vai servir como prova de vida ao INSS

Além da participação nas eleições, também vão poder ser usados como prova de vida:

  • registros de vacinação;
  • consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • emissão de documentos como passaporte, carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Comentários