Saúde

DIA DO IDOSO: Especialista dá dicas de como identificar sinais precoces de doenças e cuidar dos mais velhos

Dia Internacional do Idoso reforça a importância de manter os cuidados com as pessoas mais velhas

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 01/10/2022 às 9:12
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Alzheimer é uma das condições de saúde mais associadas ao processo de envelhecimento - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O Dia Internacional do Idoso, comemorado todos os anos no dia 1º de outubro, reforça a importância de proteger e cuidar das pessoas com idade avançada.

Apesar de envolver diversas adaptações e perdas, o processo de envelhecimento não deve ser visto como um momento sem perspectivas.

Cuidados com os mais velhos

Um dos fatores essenciais para a promoção do bem-estar dos idosos é manter os vínculos sociais e familiares, ou seja, fortalecer a socialização. É o que explica a professora de enfermagem do Centro Universitário UniFBV Adriana Baltar.

Com a idade mais avançada, é ideal que os familiares observem fatores de riscos associados ao envelhecimento. De acordo com a professora, os principais problemas de saúde associados são osteoarticulares.

"Eles estão diretamente ligados ao processo de envelhecimento, porém, muitos casos podem ser minimizados com as intervenções precoces", observa.

Além disso, ela também nota outros problemas relacionados ao emocional, como a ansiedade, a depressão e o sentimento de abandono.

Especialista dá dicas de como identificar sinais precoces de doenças

Segundo Adriana, alguns sinais podem indicar um problema de saúde, especialmente os ligados às questões emocionais, como:

  • falta de disposição para atividades cotidianas;
  • irritação ou agressividade;
  • desinteresse em conversar e sair com familiares;
  • isolamento.

Para ajudar nesse sentido, é possível intervir por meio da criação de rotinas por meio de precauções de segurança, adaptação do ambiente, promoção de exercícios físicos e de estimulação cognitiva.

Comentários