Benefícios como o Bolsa Família/Auxílio Brasil são uma das principais formas de renda das famílias carentes. Contudo, para receberam o benefício, os abonados precisam estar cadastrados no CadÚnico.
Para receber outros benefícios como BPC, auxílio-gás e Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família em 2023), o cidadão também deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.
QUEM PODE SE CADASTRAR NO CADÚNICO?
Para efetuar cadastro no CadÚnico, as famílias devem se enquadrar nos seguintes critérios:
- Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50);
- Renda mensal familiar total de até três salários (R$ 3.135,00);
- Caso a renda esteja acima desse critérios, ela deve ser vinculada a algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único;
COMO SE CADASTRAR NO CADÚNICO?
O pré-cadastro no CadÚnico pode ser feito no site ou no aplicativo do sistema, porém a inscrição só é efetuada presencialmente nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Com o pré-cadastro feito, o responsável pela família tem o prazo de até 120 dias para comparecer ao posto de atendimento mais próximo e finalizar o cadastro. Caso não realize o pré-cadastro, a inscrição pode ser integralmente feita no CRAS.
Os documentos necessários para o cadastro no CadÚnico são:
- Título de Eleitor; CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o RANI (no caso de famílias indígenas ou quilombolas); para o responsável pela família.
- Título de Eleitor; Certidão de nascimento; Certidão de casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); RANI ou Carteira de Trabalho; para os demais membros do grupo familiar.
CONFIRA QUAIS BENEFÍCIOS DO CADÚNICO
O CadÚnico é um sistema que comporta diversos programas do Governo Federal, entre eles estão: o Auxílio Brasil; o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; Programa Casa Verde e Amarela; Bolsa Verde; Auxílio-Gás, Auxílio-Caminhoneiro e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para a solicitação de qualquer um dos benefícios citados anteriormente, a inscrição no Cadastro Único é indispensável.
Comentários