UOL - O melhor conteúdo
Saúde

OZEMPIC REAÇÕES: Quem usa Ozempic pode beber cerveja?

Caneta emagracedora Ozempic viralizou no TikTok e está sendo utilizada no Brasil

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 04/10/2022 às 16:25
Notícia
Pixabay
OZEMPIC: NOVO NORDISK divulga NOVO COMUNICADO sobre o USO DO OZEMPIC para emagrecer após menção NO BBB 23 - FOTO: Pixabay

Uma das mais novas trends do TikTok é o Ozempic. Este é um remédio que ajuda as pessoas a perder muito peso.

O medicamento foi desenvolvido inicialmente para tratar casos graves de diabetes tipo 2 que não foram bem gerenciados apenas com dieta e exercícios.

Apesar disso, por conta do "efeito secante", o Ozempic passou a ser sugerido por especialistas e utilizado por muitos pacientes.

Agora, vamos tirar algumas dúvidas sobre o Ozempic!

Nesta matéria você vai encontrar:

  • Ozempic reações
  • Duração dos efeitos colaterais
  • Quanto tempo dura uma dose de Ozempic
  • Se pode beber cerveja ao tomar Ozempic
  • Se faz mal usar Ozempic para emagrecer

Ozempic reações: quais os efeitos do medicamento?

Se você deseja saber quais são os riscos associados ao Ozempic, ou semaglutida, a bula do remédio revela que os efeitos secundários mais frequentes associados ao medicamento podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas.

Entre os efeitos colaterais relatados estão problemas do sistema digestivo, a exemplo de diarreia, vómitos e náuseas ou enjoos.

Quanto tempo duram os efeitos colaterais do Ozempic?

Ainda conforme a bula, os efeitos do Ozempic são de gravidade ligeira a moderada e de curta duração.

Quanto tempo dura uma dose de Ozempic no organismo?

A meia vida do Ozempic é de uma semana. Em outras palavras, passada uma semana da dose, metade da concentração do medicamento já saiu do corpo.

Quem usa Ozempic pode beber cerveja?

O Ozempic costuma ser utilizado por paciente diabéticos.

Sendo assim, esse público deve evitar ou usar álcool com moderação, pois ele interage com vários de seus medicamentos, podendo desencadear níveis baixos ou altos de açúcar no sangue em diabéticos, revelou a endocrinologista Thais Mussi, em entrevista ao Terra.

Embora a hipoglicemia possa ocorrer em outros momentos, é mais comum durante os períodos de consumo excessivo de álcool. Quando o álcool é consumido com o estômago vazio ou após o exercício, mesmo uma única porção pode ter um efeito dramático nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o perigo da hipoglicemia pode ser amplificado quando combinado com Ozempic, especialmente se o paciente já estiver tomando insulina ou outro medicamento que reduza a glicose no sangue.

O alcoolismo, por outro lado, tem sido associado à resistência à insulina, ganho de peso e hiperglicemia devido aos seus efeitos a longo prazo no corpo.

Outro ponto que deve ser lembrado é que a ingestão excessiva de álcool deve ser evitada uma vez que é uma bebida calórica e o benefício pretendido do uso do medicamento é a redução de peso.

É importante ter em mente que estudos mostraram que Ozempic não tem interações negativas com outras drogas, como controle de natalidade.

Faz mal usar Ozempic para emagrecer?

O médico endocrinologista Francisco Tostes explicou ao Vitat que o Ozempic atua aumentando a sensação de saciedade, regulando a fome e a vontade de comer.

Entretanto, o acompanhamento médico é que vai definir se o seu quadro requer este medicamento.

Segundo Tostes, é fundamental saber a causa exata do seu ganho de peso para que o tratamento seja efetivo. Além disso, Tostes comenta que o Ozempic pode apresentar riscos para algumas pessoas.

Se o paciente tiver, por exemplo, casos na família de câncer medular de tireoide ou alguma síndrome específica no sistema endócrino, deve-se evitar o Ozempic.

A semaglutida também deve ser usada com cautela em pacientes com diabetes tipo 1, distúrbios psiquiátricos, gravidez ou em amamentação, pancreatite e disfunções no fígado ou nos rins.

De qualquer forma, todos os casos devem contar com o acompanhamento de um médico especialista.

Comentários