PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Enfermeiros elegem deputados a favor do novo reajuste; Confira as últimas notícias sobre o Piso Salarial da enfermagem.

Veja as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 10/10/2022 às 10:03 | Atualizado em 10/10/2022 às 10:33
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGEM
Veja novidades da PEC do Orçamento Secreto para custear o piso salarial enfermagem - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGEM

Após unanimidade na aprovação da PL 44/2022, o congresso agora discute uma nova proposta para viabilizar o pagamento do novo reajuste al aos profissionais da enfermagem. Todavia, a votação que aconteceria na última quinta-feira (06) foi adiada sem menores explicações.

De acordo com enfermeiros, a sessão foi marcada por ameaças de prisão e truculências por parte dos senadores.

O QUE DIZ A PL DA ENFERMAGEM (PLP 44/2022), APROVADA NO SENADO, SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

Após a suspensão do novo reajuste pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a PLP 44/2022 é uma das alternativas apresentadas para a viabilizar implementação do piso salarial da enfermagem.

O texto, aprovado com unanimidade no congresso, foi idealizado pelo Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e aguarda parecer na câmara dos deputados.

A PLP 44/2022 propõe uma alteração na Lei Complementar 172/2020, que liberou 23,8 bilhões para o combate à pandemia de Covid-19. De acordo com a mudança prevista no projeto, os estados e municípios teriam liberdade para gerir os recursos. Ou seja, os estados poderiam utilizar as verbas para viabilizar o pagamento do piso salarial da enfermagem.

A expectativa é de que pelo menos R$ 7 bilhões estejam disponíveis para o pagamento do piso aos profissionais da enfermagem.

ENFERMEIROS ELEGEM REPRESENTANTES NA CÂMARA

Embalados pela mobilização a favor do piso salarial da enfermagem, onze enfermeiros foram eleitos a mandatos parlamentares nas eleições do último dia 2 de outubro.

A partir de janeiro de 2023, oito profissionais da saúde assumirão cadeiras nos legislativos estaduais. Já outros três enfermeiros ocuparão funções na câmara.

 Embora o piso salarial da enfermagem esteja presente nas propostas de outros candidatos, esses profissionais foram eleitos com uma votação expressiva. 

CONFIRA >> PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Reajuste dos enfermeiros foi aprovado no Senado? Confira as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem

ENFERMEIROS DENUNCIAM AMEAÇAS DURANTE SESSÃO NO CONGRESSO

Na última quinta-feira (06), haveria uma sessão no senado para discutir propostas que viabilizam o pagamento do novo reajuste. Todavia, a sessão foi adiada


O pronunciamento do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) feito nas redes, faz uma dura crítica a casa, acusando líderes do Senado de truculência, descaso e ameaças de prisão.

De acordo com a entidade, durante a sessão a proposta acerca do piso salarial da enfermagem foi retirada da pauta sem nenhuma comunicação com os profissionais da saúde. 

"Enfrentaremos truculência, o descaso e até ameaça de prisão para defender a aprovação das fontes de custeio e a implementação do piso salarial da categoria", disse o FNE em nota.

"Reafirmamos que a luta do Fórum para garantir um piso salarial justo é legítima e urgente! Chega de desvalorização, de descaso, de salários aviltantes!", completou.

SAIBA MAIS >> PISO SALARIAL ENFERMAGEM: enfermeiros denunciam AMEAÇA de prisão durante sessão no Senado


Comentários