
A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta segunda-feira (17), um lote complementar do abono salarial PIS para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores.
Este pagamento compreende algumas normas, que são:
- benefícios que foram objeto de revisão de valor;
- de origem judicial;
- ou que não foram retirados pelos trabalhadores durante os calendários referentes ao ano de 2016 e 2020, já encerrados.
O valor, de acordo com a Caixa, vai ser creditado direto na conta que o trabalhador tenha na própria Caixa (corrente ou poupança), ou através do Caixa Tem, caso não tenha as respectivas contas citadas.
LIBERAÇÃO DO PIS
O valor do PIS liberado nesta segunda (17), é de até um salário mínimo, correspondente a R$ 1.212,00, indo de acordo com a quantidade de meses trabalhados, ou seja, só recebe esse valor total quem trabalhou durante 12 meses do ano de referência para o pagamento do abono salarial.
QUEM PODE RECEBER O PIS?
As regras para receber o PIS 2022 e a esta parcela do abono, são:
- Quem recebeu até dois salários mínimos mensais com carteira assinada;
- Exerceu atividade remunerada durante ao menos 30 dias no ano-base de pagamento.
- É exigido estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/PASEP e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O PIS é voltado aos trabalhadores do setor privado e pago por meio da Caixa. O Pasep é direcionado aos servidores públicos e pago por meio do Banco do Brasil.
CONSULTAR PIS/PASEP 2022
Os trabalhadores podem verificar o crédito do benefício através dos aplicativos, sites e seguintes telefones:
- Caixa Tem e Caixa Trabalhador;
- Portal Cidadão;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, telefone 111 ou 0800 726 0207.
Outras dúvidas e informações podem ser consultadas nos canais do Ministério do Trabalho e Previdência, aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal gov.br e telefone 158.
PAGAMENTO DO PIS PASEP
O saque do pagamento do PIS/PASEP pode ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento da Caixa, lotéricas, Caixa Aqui ou agências.
Quem tem conta corrente ou poupança na Caixa já recebe o pagamento direto na conta. Quem não possui, recebe na conta Caixa Tem.
O PASEP é pago através do Banco do Brasil.
TABELA DE PAGAMENTO DO PIS