
O PIS foi liberado na última segunda-feira (17) e já está disponível para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores por meio da Caixa Econômica Federal.
O novo pagamento cobre os benefícios sujeitos a revisão de valor, com origem judicial, ou não retirados pelos trabalhadores durante os calendários encerrados, dos anos de 2016 e 2020.
O valor pode chegar até um salário mínimo, cerca de R$ 1.212,00, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Para receber o total, o trabalhador deve ter servido durante 12 meses do ano de referência para o pagamento do PIS.
QUEM TEM DIREITO AO PIS EXTRA?
Para receber o PIS 2022, os trabalhadores devem se enquadrar nos seguintes critérios:
- Quem recebeu até dois salários mínimos mensais com carteira assinada;
- Exerceu atividade remunerada durante ao menos 30 dias no ano-base de pagamento.
- É necessário estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/PASEP e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
CONSULTA DO PIS/PASEP
Para consultar o pagamento do PIS, os beneficiários podem conferir:
- Caixa Tem e Caixa Trabalhador;
- Portal Cidadão;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, telefone 111 ou 0800 726 0207.
Outras dúvidas podem ser respondidas através dos canais do Ministério do Trabalho e Previdência, aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou no portal gov.br e telefone 158.
COMO SACAR O PIS?
O saque do abono salarial pode ser realizado nos terminais de autoatendimento da Caixa, lotéricas, Caixa Aqui ou agências.
Comentários