
Com ação anti-inflamatória, a Prednisona é um glicocorticoide, ou seja, versão sintética de alguns dos nossos hormônios.
Esta substância é utilizada no tratamento de vários problemas, como alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.
Além disso, integra o tratamento de certos cânceres e é indicada para pessoas que passaram por um transplante, a fim de que o novo órgão não seja rejeitado.
A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.
Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma das ramificações da inflamação e em suas etapas finais.
Apesar de ser efetiva, a prednisona tem muitos efeitos colaterais e exige cuidados específicos.
O acompanhamento e a dosagem devem ser adequados para ajudar a minimizar os efeitos colaterais. Não é indicado reaproveitar comprimidos de prednisona por conta própria, sem a indicação de um especialista.
Quantos comprimidos devo tomar por dia?
A dose inicial de Prednisona para adultos pode variar de 5 mg a 60 mg diários, dependendo da doença e do tratamento indicado pelo médico.
>>> ZOLPIDEM: Remédio causa alucinações? Veja quais efeitos colaterais podem ser causados pelo remédio
PARA QUE SERVE PREDNISONA?
A prednisona poder ser usada para tratar:
- doenças endócrinas;
- osteomusculares;
- reumáticas;
- do colágeno;
- dermatológicas;
- alérgicas;
- oftálmicas;
- respiratórias;
- hematológicas;
- neoplásicas, entre outras.
>>> IBUPROFENO: Como funciona e para que serve este remédio? Clique aqui e saiba mais
Como funciona a prednisona?
A prednisona atua no corpo no momento em que é convertida no fígado do paciente e metabolizada.
A molécula da prednisona é, então, ativada, e se torna a prednisolona, substância com forte potencial anti-inflamatório.
EFEITOS COLATERAIS do PREDNISONA
As reações adversas ao Prednisona são relativas dependendo da dose e a duração do tratamento indicado pelo médico.
Podem ocorrer alterações nas partes hidroeletrolíticas, osteomusculares, gastrintestinais, dermatológicas, neurológicas, endócrinas, oftálmicas, metabólicas e psiquiátricas do corpo humano.
Fonte: Veja Saúde
Comentários