
Neste domingo (13) ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova é a principal forma de acesso ao ensino superior em universidades do Brasil e do exterior.
No primeiros dia de provas, os candidatos respondem 90 questões das provas objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.
>>>Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o ENEM 2022
O texto da redação deve ser em formato dissertativo-argumentativo, cujo tema os participantes ficarão sabendo apenas na hora.
POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2022
Para aqueles estudantes inscritos no Enem que desejam estar seguros na hora de escrever a redação, é importante estar atualizado acerca de problemáticas atuais.
Você confere, a seguir, uma lista de possíveis temas a serem abordados na redação do Enem de 2022, com informações do site Brasil Escola:
- Impactos da pandemia na educação
- Violência doméstica contra crianças
- Importância do voto no exercício da democracia
- Crescimento econômico pós-pandemia
- Valorização do trabalho docente
- Insegurança alimentar
- Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira
- Sub-representação feminina na política
- Turismo sustentável
- Desafios da saúde pública frente à queda de vacinação infantil
CARTILHA DO PARTICIPANTE DO ENEM 2022
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a Cartilha do Participante do Enem 2022.
O documento detalha as cinco competências utilizadas para avaliar o texto e ainda conta com amostras de redações que atingiram a tão sonhada nota 1000 na edição passada da prova, o Enem 2021.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO NA PROVA DO ENEM
Quem vai prestar o Enem precisa prestar atenção na alimentação. O segredo é nem comer demais, muito menos ficar sem ingerir nada.
Afinal de contas, você vai precisar de energia para responder as questões. O nutricionista e professor de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Ângelo Almeida recomenda comer alimentos leves e de fácil digestão, já desde o dia anterior.
Entre as opções, legumes cozidos, salada, arroz, frango grelhado e peixe. E para sobremesa, pode consumir frutas.
Ele reforça que é bom manter distância de alimentos muito calóricos, que podem ter digestão difícil e gerar sono, atrapalhando a concentração.
Também é bom evitar álcool, alimentos com muito sódio para não ocorrer retenção de líquidos, causando sede excessiva, além de pimenta e muitos condimentos.
Principalmente quem sofre de úlceras ou gastrite para evitar azia e mal-estar. Evitar consumir alimentos que não fazem parte da sua rotina.
Também é bom dispensar energético. Tem gente que quer se manter acordado e em alerta, mas eles podem diminuir a concentração e foco e ainda interferir na qualidade do sono.
“Não saia da sua rotina alimentar para evitar reflexos indesejáveis do organismo. O principal é se alimentar bem e de forma equilibrada. E manter o corpo hidratado para ajudar no bom funcionamento do organismo”, adiantou Ângelo Almeida, que também é Mestre em Saúde Pública.
Comentários