
A hipertensão arterial é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas mundialmente. Popularmente conhecida como pressão alta, a condição pode agravar doenças cardiovasculares.
No Brasil, cerca de 25% da população é hipertensa, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o que representa aproximadamente 40 milhões de brasileiros.
O que é hipertensão arterial?
Chamada no meio médico de hipertensão, a pressão alta é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial para níveis iguais ou acima de 140 por 90 mmHg (14 por 9).
É considerada grave quando a pressão arterial medida é igual ou acima de 180 por 120 mmHg (18 por 12), já que os níveis ideais são 12 por 8.
Como saber se a pressão está alta ou baixa?
Durante consultas médicas é comum que se faça o uso do esfigmomanômetro, um aparelho destinado a aferir a pressão arterial.
Ele é colocado no braço e pode indicar se a pressão arterial do paciente é considerada alta ou baixa (igual ou menor que 90 por 60 mmHg (9 por 6).
Sintomas da pressão alta
Quando controlada, a hipertensão não possui sintomas aparentes, mas variações emocionais, estresse e o descuido na alimentação e em outros hábitos pode provocar dor de cabeça.
Por outro lado, alguns sintomas acendem um sinal de alerta para quem tem diagnóstico ou suspeita de hipertensão, como:
- palpitações;
- dor no peito;
- fraqueza e tontura;
- visão embaçada, turva ou dupla.
Caso sinta alguns destes sintomas, busque atendimento médico para tratá-los da maneira ideal.
Comentários