UOL - O melhor conteúdo
Saúde

PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ: 5 dicas infalíveis para amenizar o pé inchado na gestação

Pés inchados são sintomas comuns em diversas etapas da gravidez

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 15/12/2022 às 10:45 | Atualizado em 15/12/2022 às 10:47
Freepik
A gravidez é um processo delicado e que exige atenção - FOTO: Freepik

O corpo feminino está sob constante efeito de oscilação hormonal, o que resulta em sintomas diversos e variados para cada mulher.

Durante a gravidez, a produção hormonal é ainda maior, sinalizando que o corpo está se preparando para acolher o bebê em desenvolvimento.

Um desses sintomas são os pés inchados, comuns em diferentes etapas da gravidez, mas principalmente no último trimestre.

PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ

O inchaço na gravidez é algo extremamente comum, resultado da pressão que o útero exerce nas veias pélvicas e cava, o que deixa a circulação mais lenta.

Com isso, o organismo da pessoa gestante envia mais água para algumas regiões do corpo e resulta em inchaços, mais presentes nas extremidades, como pés, pernas, braços e mãos.

De forma geral, o inchaço não é prejudicial ao bebê e é tratável. No entanto, se aparecer inchaço em outras partes do corpo ou parece não melhorar, um médico deve ser consultado.

5 DICAS PARA PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ

Os pés inchados na gravidez podem ser amenizados com algumas dicas. Confira:

Pés elevados

Uma ótima forma de evitar e amenizar o inchaço nos pés é deixá-los elevados, quando estiver sentada ou deitada, para ajudar na circulação. Fazer pequenas caminhadas e evitar ficar muito tempo em uma só posição, seja em pé ou sentada, também ajuda!

Massagens e drenagens

Uma boa sessão de drenagem linfática ou de uma massagem nos pés pode ajudar muito o inchaço. Uma simples massagem com movimentos suaves dos pés ao coração estimula a circulação e ajuda a eliminar o excesso de líquido.

Hidratação

Beba muita água! Como foi explicado, o inchaço acontece justamente pela retenção de líquido e circulação lenta. Quando o corpo está bem hidratado, o organismo funciona muito melhor e o inchaço é amenizado. A quantidade ideal de água pode ser avaliada com o obstetra.

Cuidado na alimentação

A alimentação é um dos principais pontos a ter cuidado durante a gestação, pois influencia em quase todo o funcionamento do corpo. Evitar alimentos com muito sal e açúcar e ter uma dieta balanceada pode melhorar muito o quadro de inchaço nas extremidades.

Nada de apertos

Os sapatos estão apertados por causa do inchaço? Não persista, deixe eles de lado por um tempo. Sapatos apertados, salto altos e outros calçados desconfortáveis podem piorar consideravelmente o quadro do inchaço nos pés.

Para ajudar na circulação, use sapatos confortáveis e, sob a orientação do obstetra, pense em meias de compressão que aliviam cansaço e inchaço nos pés.

DOR NO BICO DA MAMA É SINAL DE GRAVIDEZ?

Outro sintoma muito presente nos estágios iniciais da gestação são aumento dos seios e tensão mamária. No corpo feminino, as mamas são muito sensíveis às alterações hormonais.

Seja o escurecimento do mamilo, dor no bico da mama, tensão mamária ou aumento dos seios, todos esses são sinais comuns de gravidez.

SINTOMAS COMUNS NO CORPO FEMININO

Mesmo que você apresente sinais de gravidez, não tire conclusões precipitadas: como dito antes, o corpo feminino sofre alterações e oscilações hormonais frequentes, o que resultam em diversos tipos de sintomas com diferentes causas.

São centenas as condições que podem atrasar a menstruação ou causar inchaço, desde estresse até casos como ovários policísticos e hiper ou hipotireoidismo. 

É sempre válido consultar um médico e fazer exames de rotina para garantir a melhor qualidade de vida e funcionamento do organismo.

Veja também: dicas para diminuir pressão alta