
Câncer de pele é o crescimento desordenado de células anormais na derme ou epiderme, as camadas da pele. A origem dos tumores surgem a partir de mutações que fazem com que as células da pele se multipliquem rapidamente e desordenadamente.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 704 mil casos de câncer serão diagnosticados anualmente até 2025 no Brasil.
O tumor maligno mais comum no Brasil é o de pele, sendo 31,3% do total, seguido pelos de mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
O que é Dezembro Laranja?
A campanha Dezembro Laranja possui o objetivo de conscientizar a população dos riscos da exposição solar excessiva sem o uso adequado do protetor solar e da diminuição dos casos do câncer de pele em homens e mulheres.
De acordo com Luiz Henrique Araújo, coordenador de Oncologia do Hospital São Lucas Copacabana, pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, os fatores de risco são bem variados.
Quais são os riscos de Câncer de Pele?
"O câncer de pele é o que mais ocorre em homens e mulheres, e quem tem histórico familiar precisa ficar atento, pois este é um fator de risco importante, assim como as pessoas de pele e olhos claros, pessoas que trabalham com exposição ao sol sem a proteção adequada e quem foi muito exposto ao sol durante a infância e a adolescência são pontos a serem investigados", disse Luiz Henrique.
Além disso, ele explica que os sintomas podem se parecer com lesões benignas, como pintas.
"Conhecer bem a própria pele e reconhecer em quais regiões existem pintas é muito importante na hora de identificar alguma anormalidade. Mas somente exames clínicos feitos por médicos ou uma biópsia são capazes de diagnosticar um tumor maligno. E quando detectado precocemente, as chances de cura do câncer de pele são muito altas", disse.
Quais sintomas de Câncer de Pele?
Sinais do câncer de pele não melanoma:
- Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira;
- Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e
- coceira;
- Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas;
- Verruga que cresce.
Câncer de pele melanoma:
O melanoma maligno é o câncer de pele mais preocupante de todos, podendo ocasionar em alterações num sinal já existente, como aumento do seu tamanho e a alteração da sua coloração ou forma.
Como EVITAR o Câncer de Pele?
Ainda segundo o Inca, a cada três diagnósticos de câncer um deles é de pele. Para o oncologista, se prevenir contra os danos causados pelo sol é a melhor forma de evitar a doença.
"O ideal é que sempre se faça uso da proteção adequada, sendo imprescindível evitar a exposição prolongada ao sol; manter o uso diário do protetor solar para o corpo e para os lábios, roupas, bonés e óculos escuros com proteção UV e barracas ajudam na prevenção."
"Os trabalhadores que atuam em atividades ao ar livre compõem uma classe que deve sempre estar atenta aos sinais que o corpo emite, por isso planejar o horário de trabalho, fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI), disponibilizar ambientes com sombra e manter os trabalhadores informados sobre as consequências da exposição ao sol é obrigação do contratante", completa Luiz.
Qual a PREVENÇÃO e a CURA contra o Câncer de Pele?
A prevenção é a forma mais efetiva de garantir a cura do câncer de pele, como revela o oncologista do Hospital São Lucas Copacabana:
"Mesmo na ausência de sintomas avançados, como machucados, a recomendação é que todas as medidas de proteção sejam usadas e, em caso de qualquer pequena alteração visível, um especialista deve ser procurado para consultas e realização de exames."
VEJA TAMBÉM: Com C NCER, SIMONY mostra sua cabeça raspada pela primeira vez
Comentários