
Na segunda-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o fármaco semaglutida 2,4 mg, conhecido como nome comercial Wegovy, para tratar pessoas acima do peso.
Anteriormente, a semaglutida era aprovada penas para o tratamento de diabetes tipo 2 e em uma dosagem menor, de apenas 1 mg.
O medicamento consiste em um hormônio que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade e, segundo a Novo Nordisk, empresa responsável pelo remédio, ele é capaz de reduzir o peso corporal em até 17% durante 68 semanas.
TRATAMENTO COM SEMAGLUTIDA PARA OBESIDADE
O medicamento é comercializado nos Estados Unidos desde 2021. A decisão da Anvisa para liberá-lo foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity) realizado com cerca de 4,5 mil pessoas de todo o mundo.
Ao final do estudo clínico, um em cada três pacientes havia perdido 20% de seu peso corporal. Cerca de 80% conseguiram reduzir 5% ou mais do peso com o uso semanal da semaglutida.
Com essa aprovação, entramos oficialmente em uma nova era no tratamento da obesidade, com resultados de redução de peso nunca antes vistos.Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso)
WEGOVY PARA EMAGRECER
Por mais que não tenha efeitos colaterais significativos, o tratamento é voltado apenas para pessoas com obesidade e deve ser acompanhado por um médico.
O Wegovy é o primeiro e único medicamento semanal aprovado para emagrecimento no País.
Todos os medicamentos da Novo Nordisk são vendidos sob prescrição, e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado.Pronunciamento da Novo Nordisk.
WEGOVY JÁ CHEGOU NO BRASIL?
Por mais que já tenha sido aprovado pela Anvisa, o Wegovy ainda não chegou no Brasil.
Para isso, deve-se aguardar a finalização de outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Citação
Com essa aprovação, entramos oficialmente em uma nova era no tratamento da obesidade, com resultados de redução de peso nunca antes vistos.
Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso)Citação
Todos os medicamentos da Novo Nordisk são vendidos sob prescrição, e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado.
Pronunciamento da Novo Nordisk.
Comentários