UOL - O melhor conteúdo
SAÚDE

CHÁ ANTI- INFLAMATÓRIO: Confira os 5 melhores chás que ajudam no processo ANTI-IFLAMATÓRIO

Veja os melhores chás anti-inflamatórios

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 11/01/2023 às 11:10 | Atualizado em 11/01/2023 às 11:16
Notícia
PIXABAY
chá verde é um ótimo anti-inflamatório - FOTO: PIXABAY

Uma das opções naturais  para diminuir inflamações no organismo são os chás.

A inflamação se trata de uma resposta natural do corpo, quando ocorre alguma infecção por bactérias, fungos ou vírus. Acontecendo também em razão de lesões por calor, radiação ou trauma. 

Sendo ricos em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e imunomoduladoras, alguns chás podem auxiliar no priocesso de desinflamação. Confira:

CHÁ ANTI-INFLAMATÓRIO

1. Chá de cravo da índia

Ingredientes:

10 unidades de cravo da índia;
1 xícara de água.
Modo de preparo:

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e bochechar ou gargarejar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida.

2. Chá de gengibre, limão e alho

Ingredientes:

3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
1/2 xícara de suco de limão;
1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
3 xícaras de água;
Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo:

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão, o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.


O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. Durante a gravidez, o gengibre só deve ser usado na quantidade de 1 g por dia e até um máximo de 4 dias.

3. Chá verde

 

Ingredientes:

1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou úlcera gástrica. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.


Pessoas que têm pressão alta podem beber o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia, sob orientação de um médico, já que a bebida pode interagir com os medicamentos para controle da pressão arterial.

4. Chá de açafrão

Ingredientes:

1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
1 xícara de água.
Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de açafrão por dia.

Outra opção é consumir o açafrão na forma de cápsulas de cúrcuma, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Este chá ou as cápsulas de cúrcuma não devem ser usados por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

5. Chá de funcho

Ingredientes:

1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes da refeição. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho. Saiba outras formas de usar o funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

4 CHÁS que VÃO te AJUDAR a ELIMINAR GASES rapidamente

Fonte: Tua Saúde

Comentários