
Embora não tenha cura, a diabetes pode ser controlada com uma rotina que envolve hábitos saudáveis e, quando orientado pelo médico, o uso de medicamentos.
Nesta página, confira algumas orientações costumeiramente dadas por médicos para o controle da diabetes, mas é extremamente importante que cada paciente respeite as orientações individuais de seus médicos, já que cada indivíduo tem características que são só suas. O médico especializado em diabetes é o endocrinologista.
10 DICAS PARA CONTROLAR A DIABETES
1. Exercite-se para controlar a diabetes
O exercício físico reduz o nível de gordura, ajuda a controlar o peso e ajuda na circulação sanguínea.
É importante que cada paciente converse com seu médico para entender o melhor exercício, mas, vale adiantar, que uma simples caminhada na rua (preferencialmente, calçando um tênis) já ajuda - e muito!
2. Alimentação saudável para controle da diabetes
O diabético deve consumir alimentos ricos em fibras e deve seguir a dieta orientada pelo médico. Em alguns casos, se houver a possibilidade, a ida a um nutricionista também pode ser importante para que o paciente tire dúvidas sobre a alimentação.
Em vídeo, médico Drauzio Varella tira dúvidas sobre diabetes (se não quiser assistir o vídeo, a reportagem segue abaixo do play)
3. Evite doces para controlar diabetes
O tema "açúcar" é tão sensível para o controle da diabetes que merece um tópico só para ele. O consumo de comidas doces pode aumentar os níveis de glicemia, prejudicando a saúde do diabético.
O médico é o profissional que vai te orientar sobre se, quando e como os doces podem entrar na sua alimentação.
4. Evite bebidas alcoólicas para controlar a diabetes
O consumo excessivo de álcool pode aumentar ou diminuir os níveis de glicemia no sangue. Isso acontece porque o álcool é metabolizado no fígado, que já pode estar sobrecarregado pela atividade de controle do açúcar na corrente sanguínea.
5. Cigarro é um vilão no controle da diabetes
Se quiser controlar a diabetes, não fume. A nicotina presente no cigarro altera os níveis de glicose no sangue, atrapalhando o tratamento da diabetes.
6. Cuidado com as frutas!
Evite frutas com alto teor de carboidratos como caqui, figo, fruta do conde, mamão e frutas secas. Frutas ricas em fibras são mais bem vindas. É o caso de tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja. Mas, vale reforçar, o médico e/ou nutricionista é quem tem mais autoridade para falar sobre o seu caso específico.
7. Não fique com fome!
O diabético não deve ficar muitas horas sem se alimentar. Em geral, não se recomenda que o paciente fique 3 horas sem comer para evitar um quadro de queda de açúcar no sangue, que pode levar a desmaios.
8. Mantenha seu peso ideal
O médico tem condições de te dizer qual seu peso ideal, que varia de acordo com sua altura, sexo e idade. Aliado à diabetes, o sobrepeso pode aumentar as chances do paciente de ter problemas no coração e até AVC (Acidente Vascular Cerebral).
9. Cuidado com a pressão para controlar a diabetes
A pressão alta aliada com a diabetes é outro grande fator de risco para AVC. Controle os níveis de pressão.
10. Caderno e caneta sempre à mão
Por fim, outra orientação para quem quer controlar a diabetes é sempre anotar os níveis de glicemia de antes e depois das refeições. Isso vai te ajudar a entender quais alimentos devem ser evitados.
Neste vídeo, veja algumas dicas para controlar a pressão arterial:
Comentários