
Apesar de aprovado pela presidência e pelo congresso, o piso salarial da enfermagem se encontra suspenso desde setembro, sem sinais de implementação.
A medida veio por meio de uma ação do STF, que justificou a suspensão pela falta de informações acerca do orçamento para implementação do reajuste.
Todavia, sindicalistas e entidades vêm se movimentando em prol do piso. Além de representantes da aetegoria, profissionais da enfermagem decretaram paralisação para cobrar a apllicação do piso; saiba mais abaixo;
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: PARALISAÇÃO NACIONAL decretada por Forúm da enfermagem
O Fórum Nacional da Enfermagem decretou que o próximo dia 14 de fevereiro será a data para paralisação nacional dos enfermeiros. O intuito é cobrar o pagamento do piso salarial da enfermagem.
A decisão da entidade foi tomada após a minuta da medida provisória não ter sido construída no prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. O documento tinha o objetivo de propor novas fontes de custeio para o piso salarial da enfermagem.
O reajuste para os profissionais da enfermagem está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde o dia 4 de setembro.
"Nós colocamos a resposta que o Ministério da Saúde e o Governo merecem: dia 14 de fevereiro a enfermagem brasileira vai mostrar a sua força nas ruas.", disse a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci.
PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GREVE DOS ENFERMEIROS TEM DATA MARCADA
Além da paralisação em fevereiro, o Fórum também divulgou que a categoria da enfermagem pretende fazer uma greve geral, a partir de 10 de março. A greve deverá ser uma resposta aos órgãos públicos, caso o reajuste não seja implementado até o data.
"E se até o dia 10 de março, não tiver tudo resolvido para o piso salarial digno chegar no contracheque da enfermagem brasileira, a enfermagem vai parar", completou a coordenadora do Fórum.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
