
O câncer de próstata é uma doença que cresce entre a população masculina e deve despertar o alerta entre os homens que não buscam realizar a prevenção necessária.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.
O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Entre os fatores de risco estão: idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Grande parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. No entanto, tumores em estágio mais avançado podem causar:
- Dificuldade para urinar;
- Sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina);
- Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
TRATAMENTO PARA CÂNCER DE PRÓSTATA
O tratamento para a doença vai de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. Nesse processo, a idade do paciente também é levada em consideração.
Assim, a abordagem com o paciente pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.
Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que pode ser utilizada.
COMO PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?
- Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
- Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; por isso, precisam começar a fazer os exames aos 45 anos;
- Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;
- Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
- Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer de próstata, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Fonte: Dráuzio Varella
Comentários