UOL - O melhor conteúdo
ENFERMAGEM

Governo LULA vai LIBERAR PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM na segunda-feira (13)? Veja o que se sabe sobre a MP da enfermagem e a Greve dos enfermeiros

Piso da enfermagem vai entrar em vigor? Confira as últimas notícias

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 11/02/2023 às 9:08 | Atualizado em 13/02/2023 às 7:31
Notícia
Freepik/Sergio Lima/AFP (Montagem de Cynara Maíra - Blog de Jamildo)
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MP do PISO tem NOVO PRAZO para ser APLICADA - FOTO: Freepik/Sergio Lima/AFP (Montagem de Cynara Maíra - Blog de Jamildo)

O piso salarial da enfermagem vem tomando grandes proporções nos últimos meses. A medida já se encontra aprovada pelo congresso e sancionada pelo presidente da república.

Contudo, o reajuste dos enfermeiros ainda não foi implementado em território nacional, devido a uma medida do STF, que suspende a lei do piso da enfermagem.

Antes tarde do que nunca, já no início do ano, novas medidas foram tomadas pelo Ministério da Saúde em prol de implementar o reajuste, uma delas foi a construção da Medida Provisória da enfermagem, concluída no último dia 2 de fevereiro.

O texto é uma alternativa para a implementação do piso salarial da enfermagem e vem sendo avaliado por Ministérios. Saiba mais abaixo;

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM HOJE: entidades esperam que piso seja implementado em março, após reuniões do Governo Lula.

No último mês de janeiro, o Ministério da Saúde, fez reuniões com entidades da enfermagem e montou um grupo de trabalho para debater a implementação do piso dos enfermeiros.

Com isso, foi feita a minuta da Medida Provisória, sendo finalizada e entregue à Casa Civil no dia 2 de fevereiro.

Até o momento, a categoria agora espera uma definição do governo federal e a edição da MP pelo presidente Lula.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras entidades que representam a categoria estipulam que a publicação da MP ocorra em março.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Categoria organiza greve geral da enfermagem

Contudo, caso a implementação não se concretize, a categoria pretende uma paralisação geral, incluindo boa parte dos profissionais da enfermagem.

A paralisação deverá ocorrer no dia 14 de fevereiro, no intuíto de pressionar os órgãos públicos. Porém, caso a situação não mude e o piso não seja pago até março, haverá uma greve geral, deflagrada a partir de 10 de março.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PEC é PROMULGADA pelo CONGRESSO

Comentários