
Um ataque de tubarão foi registrado na manhã deste domingo (5), às 11h30, na Praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau).
A vítima, um adolescente de 14 anos, foi socorrido por um helicóptero e seguiu para a UTI SAMU no Derby, área central do Recife.
Em seguida, o rapaz deu entrada no Hospital da Restauração (HR). De acordo com a assessoria do HR, o paciente passou por procedimento cirúrgico com especialistas de Traumatologia e Cirurgia Vascular e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de saúde grave, mas estável.
Em nota, a Prefeitura de Jaboatão lamentou o ocorrido, reforçando a necessidade de a população respeitar a sinalização de interdição do trecho e informou que uma equipe está acompanhando o atendimento da vítima.
Vale relembrar que o caso é o segundo registrado em menos de 30 dias. Outro incidente assustou moradores de Olinda, no dia 20 de fevereiro, quando um surfista foi atacado por um tubarão cabeça-chata.
Desde o ano de 1992, foram contabilizados 76 ataques de tubarão em todo o Estado de Pernambuco, segundo informações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).
VÍDEO ATAQUE TUBARÃO PIEDADE
ATAQUE DE TUBARÃO PIEDADE
O adolescente foi atingido na perna direita e estava em um local proibido para banho de mar, no trecho da Igrejinha de Piedade, segundo a Cemit.
Desde julho de 2021, o local tornou-se impróprio para banho após a expedição de um decreto municipal.
NOTA DA SESAU
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que o Samu Metropolitano do Recife foi acionado para socorrer uma vítima de ataque de tubarão, que ocorreu em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã deste domingo (5). O adolescente de 14 anos foi resgatado pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e levado para o Derby, onde uma ambulância de suporte avançado (USA) do Samu Recife o aguardava para realizar a transferência para o Hospital da Restauração.
NOTA DA CEMIT
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informa que por volta das 11h30 deste domingo (05/03), no trecho da igrejinha em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ocorreu incidente envolvendo um menor de 14 anos e um tubarão (de espécie a confirmar).
A vítima, atingida na perna direita, estava num local proibido no trecho da igrejinha, em Piedade. A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal.
O menor recebeu o primeiro atendimento, ainda na praia, pelos guarda-vidas do CBMPE. Uma ambulância da Corporação e uma UTI Móvel do SAMU estavam no local em apoio. O transporte da vítima foi realizado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS e, uma unidade do SAMU, aguardava no campo do Quartel do Derby, encaminhando-o para o Hospital da Restauração.
Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 76 ocorrências sendo 66 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado.
ATAQUE DE TUBARÃO RECIFE: RECORRÊNCIA DE ATAQUES
No dia 20 de fevereiro, um surfista foi atacado por um outro animal marinho, na praia de Milagres, em Olinda.
Investigações posteriores mostraram que o homem foi vítima de um ataque de um tubarão cabeça-chata, de 2,5 metros.
André Sthwart Luiz Gomes da Silva, 32 anos, foi levado para o Hospital da Restauração em estado grave. Após receber alta, o rapaz ainda encontra-se em recuperação em casa.
Comentários