
O nervo ciático é um dos maiores nervos do corpo humano e se estende desde a região lombar até a parte inferior das pernas.
Quando o nervo ciático é inflamado, pode causar uma condição chamada de dor ciática, que pode ser extremamente desconfortável e incapacitante, afetando a capacidade de uma pessoa realizar suas atividades diárias.
Confira nessa matéria as principais informações sobre os sintomas, as causas e os tratamentos para o nervo ciático inflamado.
Sintomas do nervo ciático inflamado
A dor ciática é o principal sintoma do nervo ciático inflamado. A dor geralmente começa na parte inferior das costas e pode se estender até a perna, tornozelo e pé.
Essa dor pode ser intensa e pode ser acompanhada de outros sintomas, como formigamento, dormência e fraqueza muscular na perna afetada. Geralmente, a dor é unilateral, ou seja, afeta apenas um lado do corpo.
Sinais nervo ciático inflamado:
- queimação local;
- dor no quadril;
- dormência ou formigamento na perna;
- fraqueza na parte debaixo do corpo;
- dor ao tossir ou espirrar;
- desconforto em manter uma mesma posição;
- dificuldade de deixar coluna ereta.
Causas do nervo ciático inflamado
O nervo ciático pode ser inflamado por várias razões, como hérnia de disco, estenose espinhal, lesão na coluna vertebral, espasmos musculares e até mesmo pelo estresse emocional.
A hérnia de disco é uma das principais causas de nervo ciático inflamado e acontece quando o disco vertebral se desloca da sua posição normal e pressiona o nervo ciático.
Principais causas de dor ciática:
- hérnia, artrose e outras doenças degenerativas;
- gravidez;
- sedentarismo;
- má postura;
- traumas por acidentes;
- movimentos repetitivos;
- sobrecarga de peso na coluna;
- tumores e infecções.
Tratamentos para o nervo ciático inflamado
O tratamento para o nervo ciático inflamado depende da causa. Em alguns casos, o repouso e a aplicação de compressas quentes ou frias na região afetada podem ajudar a aliviar a dor.
Medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem ser prescritos por um médico para aliviar a dor e a inflamação.
Fisioterapia e exercícios específicos podem ajudar a aliviar a dor ciática e prevenir a recorrência da dor no futuro.
Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a causa subjacente da inflamação do nervo ciático.
COMO ALIVIAR DORES NO NERVO CIÁTICO? Confira dicas caseiras
Remédio caseiro para dor no nervo ciático
Veja as melhores formas de tratar a dor no nervo ciático em casa:
- Alongamentos e massagens;
- Pomadas anti-inflamatórias;
- Não ficar muito tempo em repouso;
- Fazer compressas geladas e quentes.
Chás anti-inflamatórios para dor no nervo ciático
Chá de dente-de-leão
Despejar uma xícara de água fervente sobre uma colher (sobremesa) de raízes de dente-de-leão e abafar a mistura por 10 minutos.
Chá de cúrcuma
Ferva a água e, quando levantar fervura, acrescente a cúrcuma em pó. Deixe a mistura descansando por cerca de 10 minutos e coe.
Chá de gengibre
Aqueça água filtrada até formar bolhas. Numa xícara, coloque o gengibre cortado em rodelas bem finas. Despeje a água na xícara e deixe em infusão por 5 minutos.
Chá de hortelã
Coloque 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampe durante 5 minutos. Depois é só coar.
Chá de erva-doce
Ferver a água e apagar o fogo. Transferir a água para uma xícara e acrescentar as sementes de erva-doce. Tampar a xícara e deixar repousar por 10 minutos.
Para conseguir todos os benefícios dos chás anti-inflamatórios para dor no nervo ciático, beba pelo menos 3 xícaras de chá por dia.
Veja também: chás e sucos para reduzir o colesterol alto
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de nervo ciático inflamado, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Comentários