ESG

ESG: O que é? Conheça termo que tem se popularizado entre empresas

Saiba o significado da sigla ESG, que tem se tornado cada vez mais popular

Maria Clara Trajano
Maria Clara Trajano
Publicado em 30/03/2023 às 12:35
Notícia
Singkham/Pexels
Saiba o que significa ESG, termo que tem se tornado cada vez mais comum - FOTO: Singkham/Pexels

Com o passar do tempo, novos termos vão surgindo no meio empresarial, deixando candidatos à vagas e o próprio consumidor em dúvida.

Com certeza você já se deparou com o termo ESG e ficou se perguntando qual o significado da sigla e porque ela tem se tornado cada vez mais importante para as empresas?

As informações são do Instituto de Redes Inteligentes, na Universidade Federal de Santa Maria.

O que é ESG?

Meio ambiente, social e governança, são a tradução do inglês das palavras que formam a sigla ESG.

O termo tem substituído a palavra “sustentabilidade” entre as empresas. É o termômetro que mede se as ações da empresa são sustentáveis ambientalmente, conscientes e bem gerenciadas.

Essa nova sigla vai além da preocupação com o meio ambiente, mas abrange o bem-estar social e administrativo, garantindo qualidade de vida para todos.

Quais são os critérios ESG?

Ambientais

Entre os critérios ambientais nas práticas ESG, estão, principalmente, a redução de emissões de carbono, uso de energia renovável e gestão responsável de resíduos.

Sociais

Para além do meio ambiente, as práticas ESG prezam também por igualdade de oportunidades, segurança no trabalho, diversidade e inclusão.

Boas relações com funcionários, clientes, fornecedores e comunidade em geral são essenciais nas práticas ESG.

Governança

No âmbito da governança, boas práticas ESG incluem a transparência da empresa, ética nos negócios, responsabilidade dos acionistas e independência do conselho.

Quais são os benefícios da adoção de práticas ESG?

Empresas que incorporam critérios ESG em suas decisões têm uma redução significativa nos riscos financeiros associados a violações de direitos trabalhistas ou ambientais, além de atrair investidores com valores semelhantes.

Empresas que não levam esses critérios em consideração podem ter mais dificuldade em obter financiamento.

A pressão dos consumidores por posicionamento das empresas torna a adoção de práticas ESG um fator positivo na boa reputação da marca e é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Comentários