CREATINA

CREATINA DÁ PEDRA NOS RINS? Médico responde dúvida sobre o uso da CREATINA no GANHO DE MASSA MUSCULAR

Um dos principais suplementos de quem treina musculação, a CREATINA é cercada de mitos e algumas verdades; Médico explica se CREATINA CAUSA PEDRA NOS RINS

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 09/04/2023 às 12:35 | Atualizado em 10/04/2023 às 10:28
Notícia
FREEPIK
academia, personal, atividade física, exercício, whey protein, creatina - FOTO: FREEPIK

A CREATINA é um dos suplementos mais consumidos por quem quer ganhar massa muscular. Popularmente, conhecida como o suplemento que "leva água para o músculo", a CREATINA é cercada por mitos. Uma das principais: "CREATINA GERA PEDRA NOS RINS"? Vamos responder:

CREATINA DÁ PEDRA NOS RINS?

Para responder essa pergunta, vamos lembrar que a CREATINA é um suplemento que deve ser consumido em pequenas dosagens diariamente - cerca de 3g por dia (normalmente, diluído em água ou consumido com frutas) - e que tem baixíssimo teor calórico.

De acordo com reportagem do portal "Eu Atleta", do Globo Esporte, não há comprovação científica de que a CRETAINE cause problemas nos rins. 

Ainda de acordo com a reportagem, a creatina já é produzida pelo nosso organismo, no pâncreas, rins e fígado e, dessa forma, não é algo estranho ao corpo humano. 

No entanto, pessoas que já tenham doenças renais e/ou hepáticas pré-existentes não devem consumir a creatina.

CREATINA NÃO É MILAGROSA

Os profissionais de saúde reforçam que a creatina não funciona de forma milagrosa. Para haver ganho de massa muscular, o indivíduo deve treinar, além de ter uma boa noite de sono e alimentação adequada, o que inclui ingestão de quantidade de água adequada ao peso corporal.

Em caso de dúvidas, nutricionistas ou médicos devem ser consultados.

Comentários