FERIADO NACIONAL

FERIADO 19 DE ABRIL FOI APROVADO? Veja como está a tramitação do PL que cria um NOVO FERIADO NACIONAL

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode dar origem a um novo feriado nacional no mês de abril

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 17/04/2023 às 11:16 | Atualizado em 18/04/2023 às 5:37
PIXABAY
É importante ressaltar que o novo feriado nacional ainda não está em vigor - FOTO: PIXABAY

Na próxima sexta-feira (21), é celebrado em todo Brasil o Dia de Tiradentes, cuja data é feriado em todo o território nacional.

Para alegria de muitas pessoas, nos próximos anos, este pode não ser o único feriado fixo no mês de abril. Isso porque o dia 19 de abril pode se tornar o próximo feriado do calendário brasileiro.

Conhecida como "Dia do Índio", a data oficialmente é chamada de "Dia dos Povos Indígenas".

Para isso, no entanto, é necessário que o Congresso Nacional aprove um projeto de lei do deputado Fábio Trad (PSD-MS) que está tramitando na Câmara Federal.

FERIADO 19 DE ABRIL FOI APROVADO?

Segundo a Agência Câmara de Notícias, o projeto tramita em caráter conclusivo, isto é, ele não precisa ser votado pelo Plenário para que seja considerado aprovado pela Câmara, mas apenas aprovado pelas comissões designadas para analisá-lo.

Desta maneira, as comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania estão se debruçando sobre a proposta.

Assim, é importante ressaltar que o novo feriado nacional ainda não foi aprovado, visto que ainda não recebeu aval do Parlamento, nem sancionado pelo presidente da República.

FERIADO DIA 19 DE ABRIL

De acordo com Fábio Trad, o dia 19 de abril é um importante instrumento para resgatar memórias e ratificar saberes ancestrais e deve ser incluído no calendário oficial de feriados nacionais.

“A comemoração do Dia dos Povos Indígenas homenageará aqueles que exerceram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira”, afirmou o autor da proposta.

A data é comemorada no Brasil e em outros países do continente americano.

O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Até pouco tempo atrás, era reconhecida como Dia do Índio, mas seu nome foi alterado pela Lei nº 14.402 de julho de 2022.

A nova legislação determinou uma nomenclatura mais adequada, considerando a grande diversidade étnica e cultural dos povos nativos brasileiros, sendo chamada agora, Dia dos Povos Indígenas.