ALERTA AMARELO

Avanço da Zona de Convergência Intertropical deixa Pernambuco em alerta de fortes chuvas

O monitoramento da agência indica pancadas de chuva 'de intensidade moderada e pontualmente forte' nas regiões em estado de observação

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 25/04/2023 às 11:11 | Atualizado em 25/04/2023 às 11:17
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Segundo a agência, a chuva deve ser provocada pelo Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta de chuvas para duas regiões do Estado.

Com o novo alerta, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata de Pernambuco estão sob estado de observação, com risco moderado.

O monitoramento da agência indica a ocorrência da chuva com intensidade mais forte deverá ser em forma de pancadas, por isso, em alguns municípios ou localidades a chuva poderá ser pontualmente forte.

"As demais regiões podem ter chuvas, mas sem necessidade de aviso", disse a Apac.

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL

Segundo a agência, a chuva deve ser provocada pelo Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A ZCIT é formada a partir da convergência dos ventos com origem no Hemisfério Norte com aqueles de origem no Hemisfério Sul.

A Zona de Convergência Intertropical se desloca para o Hemisfério Sul no fim do verão e início do outono, principalmente entre os meses de março e abril.

Apesar disso, o sistema ainda pode atuar também nos meses de fevereiro e maio e, dessa forma, provocar um período chuvoso maior.

Assim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quanto mais intenso for o sistema, maior será o volume de chuva, principalmente, no norte e semiárido nordestino do Brasil.

Nos meses de março e abril, quando o posicionamento da ZCIT está mais ao sul e as temperaturas ao longo dos dias estão elevadas, a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical (do tipo Cumulonimbus) é mais comum, podendo provocar, inclusive, tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e grandes volumes de chuva.

Vale lembrar que, dependendo da tempestade, o acumulado de chuva pode superar cem milímetros em poucas horas ou atingir grandes volumes em um período de tempo maior, até semanas de duração.

ALERTA DE CHUVAS APAC

 

Comentários