SAÚDE

REMISSÃO DO CÂNCER: Tratamento de médico brasileiro faz paciente em fase terminal ter remissão total do câncer, nos EUA

Câncer foi tratado já em estágio de metástase, e paciente tinha expectativa de apenas quatro meses de vida; Médico brasileiro trabalha nos Estados Unidos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 27/04/2023 às 8:24 | Atualizado em 27/04/2023 às 8:25
Notícia
Divulgação/btt Corp
Paciente e esposa abraçam médico - FOTO: Divulgação/btt Corp

Scott Miller, um norte-americano de 66 anos de idade, recebeu, em 2021, o diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado. Na época, os médicos lhe deram expectativa de somente mais quatro meses de vida, mas, apesar da previsão desanimadora, tudo mudou quando o paciente conheceu o médico brasileiro Marc Abreu.

De acordo com a CNN Brasil, o câncer de Miller já tinha quase 12 cm de diâmetro e havia se espalhado para ossos, vesícula, bexiga, reto, entre outros órgãos.

A remissão do câncer, naquela fase terminal, só foi possível graças a um tratamento inovador desenvolvido pelo especialista brasileiro, que é formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), mas que atua, hoje em dia, na Universidade de Yale.

COMO É O TRATAMENTO?

O paciente foi submetido à tecnologia BTT (sigla em inglês para túnel térmico cerebral). Na prática, nessa técnica, o paciente é submetido à indução de proteínas de choque térmico através de aumento da temperatura no cérebro. É necessário reforçar que todo o procedimento é realizado de forma controlada somente pelos especialistas.

“A redução de expressão da proteína de choque térmico está associada com câncer, doenças neurológicas e o envelhecimento. Para o tratamento de câncer, além da mudança da carga termodinâmica, utilizamos frequências diferentes durante a indução com o objetivo de atuar em áreas distintas. A modalidade é a mesma que usamos no tratamento de doenças neurológicas, mas a receita é diferente”, explicou Marc Abreu.

No total, Scott Miller passou pelo tratamento durante seis meses até ter o câncer considerado em remissão total. Nesse período, foram cinco sessões de indução de proteínas de choque térmico.

"Como se eu nunca tivesse tido câncer"

“Na primeira indução, já senti algo diferente. Com isso, me mudei temporariamente de Los Angeles para Miami, onde fica o Instituto Médico BTT, para dar continuidade ao tratamento. Depois do tratamento, meu radiologista ao rever os meus exames me informou que inacreditavelmente é como se eu nunca tivesse [tido] câncer”, disse o Miller.

Neste momento, Scott Miller continua sendo acompanhado pelos médicos da equipe de Marc Abreu. Ele fará revisões de seis em seis meses durante três anos.

"Um ponto muito importante é que, com esse tratamento, não só eliminamos o câncer, mas também a fonte do câncer. Temos a erradicação das células-tronco cancerígenas e a neutralização das moléculas sinalizadoras, que são as moléculas que levam ao desenvolvimento e depois a recorrência do câncer", acrescentou o médico brasileiro.

“Acreditamos que a nossa tecnologia, baseada na termodinâmica do cérebro, tem um potencial único de prevenir e tratar inúmeras doenças a nível molecular”, analisa.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Considerada uma doença silenciosa, o câncer de próstata pode não ter sintomas claros em fases iniciais. Em geral, pacientes podem apresentar sinais como:

  • dificuldade de urinar,
  • diminuição do jato de urina,
  • uma maior necessidade de ir ao banheiro e
  • presença de sangue na urina.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens com idades a partir dos 50 anos procurem anualmente o médico para exames de rotina, mesmo sem presença de sintomas.

Em caso de histórico familiar ou outros fatores de risco, homens com 45 anos de idade já devem consultar o médico.

Comentários