irregularidade

DESABAMENTO EM OLINDA: Edifício que desabou em Olinda estaria interditado para ocupação há 22 anos

Segundo JusBrasil, em 2013 houve uma tentativa de compra do imóvel, que não foi concluída pela interdição.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 28/04/2023 às 0:02 | Atualizado em 28/04/2023 às 18:06
Notícia
SJCC
Incêndio provoca desabamento em prédio em Jardim Atlântico, Olinda - FOTO: SJCC

*Matéria atualizada à 0h50

O edifício localizado na Rua Acapulco, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, que desmoronou nesta quinta-feira (27), está interditado para ocupação há 22 anos.

Em 2013, houve uma tentativa de compra e venda do imóvel. Ao procurar a Prefeitura de Olinda para regularizar a situação do IPTU do imóvel, a requerida descobriu a interdição desde 15 de março de 2001.

Essa informação consta no Diário de Justiça do Estado de Pernambuco (DJPE) de 16 de agosto de 2016, disponível no JusBrasil.

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi acionado para a ocorrência. De acordo com o órgão, em nota enviada à 00h20, um óbito (sexo masculino) foi confirmado.

Além disso, a corporação informou que quatro pessoas foram resgatadas com vida, duas em estado grave e duas com ferimentos leves. 

Duas vítimas foram socorridas pelos bombeiros para a UPA de Olinda. As outras duas vítimas foram conduzidas pelo Samu, uma para o HR e outra para o Hospital Miguel Arraes.

Das pessoas resgatadas com vida, três são do sexo feminino e uma do masculino. Um cão também foi resgatado com vida.

As equipes dos bombeiros estão no local realizando a busca e resgate nos escombros. Estão no local três viaturas de resgate, três de salvamento, quatro incêndio.

O INCÊNDIO

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi acionado na noite desta quinta (27) para uma ocorrência de desabamento no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.

Segundo informações preliminares de moradores vizinhos ao imóvel, antes de desmoronar, houve um grande estrondo e, em seguida, iniciou um incêndio.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estão no local para prestar socorro às vítimas.

Confira nota do Corpo de Bombeiros na íntegra

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado às 22h08 desta quinta-feira (27) para uma ocorrência de desabamento no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, com possíveis vítimas. Foram deslocadas três viaturas de resgate, três de salvamento, uma incêndio.

Veja nota do SAMU na íntegra

A Prefeitura do Recife informa que o Samu Metropolitano do Recife foi acionado, na noite desta quinta-feira (27), para atender vítimas de um chamado de incêndio no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. Foram deslocadas para o local uma ambulância de suporte básico e duas de suporte avançando, além de um veículo de intervenção rápida, e um um total de 11 profissionais de saúde. O socorro ainda conta com o suporte do Corpo de Bombeiros, Samu Igarassu, Olinda, Paulista e Abreu e Lima. As equipes seguem no local aguardando o andamento da ocorrência.

O QUE DIZ A DEFESA CIVIL

Segundo a Defesa Civil de Olinda, o imóvel já havia sido desocupado pela instituição. Segundo informações repassadas, ao menos 13 pessoas foram atingidas.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA SE POSICIONA

Às 23h27, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) veio a público, através das redes sociais, comentar sobre o ocorrido.

Acabo de receber a notícia do desabamento de um prédio em Jardim Atlântico, Olinda. Os Bombeiros já estão atuando na ocorrência e no socorro de possíveis vítimas. Ficaremos atentos ao trabalho. O Governo de Pernambuco prestará todo o apoio necessário.”

Comentários