MEDICAMENTO

Vitamina C do Lafepe está de volta naquele precinho; relembre um dos medicamentos mais populares de Pernambuco

A fabricação da vitamina C do Lafepe, que marcou o período áureo do laboratório, foi suspensa em 2016, mas está prestes a voltar com tudo

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 11/05/2023 às 8:24 | Atualizado em 11/05/2023 às 18:08
Notícia
RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM
Fachada da farmacia do Lafepe em Dois Irmãos. - FOTO: RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM

Classificado como um dos três maiores laboratórios públicos do Brasil, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) foi por muito tempo sinônimo de vitamina C.

Isso porque a vitamina C do Lafepe foi produzida na fábrica do laboratório em Dois Irmãos, no Recife, e distribuída por mais de 30 anos nas farmácias populares de Pernambuco, que estão espalhadas pelo Grande Recife e interior do Estado.

Esses medicamentos eram subsidiados pelo próprio Lafepe, fazendo com que o preço fosse mais barato do que os existentes no mercado.

A fabricação — e, por consequência, a distribuição — da vitamina C do Lafepe, que marcou o período áureo do laboratório, foi, contudo, suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2016.

À época o órgão de fiscalização, fez algumas exigências para que o Lafepe continuasse a fabricar este medicamento (tais como: a realização de testes adicionais e a renovação do certificado de boas práticas, exigido para fabricantes desse tipo de remédio.

O RETORNO DA VITAMINA C DO LAFEPE

Passados sete anos desde a suspensão, o LAFEPE Vitamina C®– 500 mg comprimido (nome oficial do medicamento) voltou a ser comercializado nas farmácias da rede, retomando uma história que marcou a vida de muitos pernambucanos.

A Vitamina C, produzida pelo Estado, já pode ser encontrada nas prateleiras das 12 farmácias do Lafepe localizadas na região metropolitana e no interior do Estado.

O frasco, com 30 comprimidos, está sendo vendido por R$ 9,90, um valor abaixo do mercado se comparado com o preço repassado por outros laboratórios.

Na ocasião também será inaugurada a nova Unidade Industrial e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento destinados à produção do produto, com um investimento inicial de 13,5 milhões de reais.

O retorno da fabricação do medicamento era esperado desde 2021, quando a gestão Paulo Câmara (sem partido) também havia anunciado a volta da vitamina C do Lafepe.

LAFEPE VITAMINA C

Assim, ainda não tem data para o LAFEPE Vitamina C®– 500 mg comprimido voltar às prateleiras, mas é certo que as farmácias da estatal vão voltar a oferecer a vitamina C com a marca do laboratório pernambucano.

Hoje, nas farmácias populares são comercializados remédios para hipertensão, diabetes, analgésicos, antiparasitários e medicamentos para febre produzidos por outros laboratórios, além dos óculos que são de fabricação própria.

Criado em 1965, pelo então governador Miguel Arraes, para produzir medicamentos de qualidade e a baixo custo, o Lafepe é uma sociedade de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde.

Por isso, a vitamina C do laboratório chegava a tanta gente e marcou gerações, que vinham o Lafepe como sinônimo do medicamento.

Comentários