mudanças

MUDANÇAS NO PIX: Nova atualização permite maior segurança aos usuários

Nova configuração do Banco Central pretende evitar golpes no Pix.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 14/05/2023 às 21:26
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Nova atualização do Banco Central pretende dar mais segurança aos usuários do Pix. - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A modalidade Pix revolucionou a forma de pagamento no Brasil. Com o avanço da tecnologia para transferir dinheiro e efetuar compras, os golpes também tornaram-se comuns, com o uso de chaves que direcionam o dinheiro para a conta de criminosos.

Uma das principais reclamações é exatamente uma configuração que permita maior garantia de segurança aos usuários para essa tecnologia.

Agora, essa ferramente já foi desenvolvida e chegará em breve aos clientes dos bancos.

MUDANÇA NO PIX: NOVA TECNOLOGIA

Conforme o Banco Central (BC), em breve haverá uma etiqueta que permita identificar a segurança da chave PIX.

Para, enfim, modificar esse cenário de golpes e haver uma prevenção aos usuários do sistema Pix, uma estratégia divulgada pelo BC ajuda a identificar chaves ilegais ou que venham apresentar risco de segurança.

Agora, além da etiqueta, outras mudanças foram reveladas, como a aplicação pelos bancos de uma autoavaliação.

Essa ferramente informa se o sistema contém ou não todos os critérios necessários para garantir a segurança da conta.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO DO PIX?

O banco vai avaliar, com base nas atividades relacionadas à conta, se existe algum nível de insegurança.

A instituição vai sinalizar quais são os fatores que identificam ilegalidade da conta, antes mesmo de receber a etiqueta. As opções a serem avaliadas são: contas com documentação falsa ou com informações de terceiros.

O BC salientou que alguns conhecimentos serão fundamentais para a análise dos bancos. Sendo elas: número de contas vinculadas a cada usuário e possíveis infrações.

As informações dos últimos cinco anos ficarão disponíveis, e o processo de análise pode demorar até seis meses em média para exibir o resultado.

Essa etiqueta que identifica a segurança da chave deve garantir mais segurança aos usuários do sistema de Pix, impedindo assim que outras pessoas levem golpes e percam valores.

Segundo os desenvolvedores, essa alteração ainda levará um tempo para chegar aos celulares. A precisão é que esteja em pleno funcionamento a partir do dia 5 de novembro.

MUDANÇAS no PIX são ANUNCIADAS pelo Banco Central

Comentários