COMBUSTÍVEIS

PETROBRAS MUDA POLÍTICA DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS; VEJA O QUE MUDA A PARTIR DE AGORA E QUANTO CUSTARÁ GASOLINA E DIESEL

A partir de agora, política de paridade internacional para de valer; entenda como isso afeta no seu bolso

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 16/05/2023 às 8:47 | Atualizado em 16/05/2023 às 9:15
Notícia
Bruno Campos - JC Imagem
No último dia 5 de julho, mais uma vez, a Petrobras subiu o valor da gasolina - FOTO: Bruno Campos - JC Imagem

A Petrobras anunciou uma significativa mudança na política de preços dos combustíveis, na manhã desta terça-feira (16).

A partir de agora, a estatal vai deixar de equiparar os valores dos produtos com base na volatilidade do cenário internacional.

A política de paridade internacional era muito criticada por alguns setores da sociedade, que reclamavam dos sucessivos aumentos nos preços da gasolina e do diesel, em curtos espaços de tempo.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", diz o comunicado da Petrobras.

POLÍTICA DE PREÇOS PETROBRAS

A mudança sinaliza que a Petrobras deixará de repassar ao consumidor aumentos referentes ao comércio internacional. Ainda não se sabe, no entanto, se na prática isso, de fato, deixará de ocorrer.

A política de paridade internacional havia sido adotada em 2016. no governo de Michel Temer, e perdurou ao longo de todo o governo de Jair Bolsonaro.

NOVA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS

De acordo com o comunicado da Petrobras, a nova "estratégia comercial" usará duas referências para a precificação dos combustíveis:

O "custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação":

"O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos", explica a Petrobras.

E o "valor marginal para a Petrobras":

Que é "baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".

Comentários