
A primeira etapa da 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorreu nesta terça-feira (30), em escolas públicas e privadas de todo o país.
De acordo com a Agência Brasil, a competição contou com cerca de 18,3 milhões de inscritos neste ano de 2023.
COMO FUNCIONA A OBMEP 2023?
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é aplicada para alunos do 6° ano fundamental ao 3° ano do ensino médio.
O governo federal oferta vagas limitadas para estudantes praticarem seus conhecimentos de acordo com cada escola, a fim de incentivar a pesquisa acadêmica e a iniciação científica.
5 DICAS de ESTUDO para o PROVA da OBMEP
RESPOSTAS DA OBMEP 2023
O número de cidades participantes alcançou um novo recorde de 5.563, o que representa 99,87% dos municípios brasileiros que participaram das inscrições. Estudantes que realizaram a primeira etapa da OBMEP terão as provas corrigidas pelas próprias escolas.
Cerca de mil alunos terão a oportunidade de receber premiações com as medalhas de ouro, prata e bronze mediante o desempenho obtido. Os que se destacarem serão chamados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que tem como objetivo incentivar a educação brasileira.
QUANDO SAI O GABARITO DA OBMEP 2023?
Cada escola irá realizar uma classificação por níveis (1, 2 e 3). Serão selecionados para a próxima fase alunos que ocuparem os primeiros lugares em relação ao desempenho de cada escola mediante a quantidade de vagas ofertadas pelo governo.
De acordo com o edital publicado da OBMEP, o prazo para liberação do gabarito é de 30 dias úteis após a realização da prova, ou seja, dia 11 de julho. Confira o gabarito no site oficial da OBMEP 2023.
A segunda fase será realizada no dia 07 de outubro, com os estudantes que passarem nas vagas destinadas para cada escola do país.
Comentários