UOL - O melhor conteúdo
A MENINA SEM NOME

A MENINA SEM NOME: Revelado o que aconteceu com a MENINA SEM NOME

Entenda agora o que aconteceu com a Menina Sem Nome, considerado um dos crimes de maior repercussão no Brasil

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 04/06/2023 às 22:56 | Atualizado em 04/06/2023 às 23:09
Notícia
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Túmulo da Menina Sem Nome. Movimentação no Cemitério de Santo Amaro, no dia de finados. (02/11/2017) Túmulo da menina sem nome. Movimentação no Cemitério de Santo Amaro, no dia de finados. - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

O túmulo da Menina Sem Nome, localizado na cidade de Recife, Pernambuco, é um dos mais populares do Brasil. O Cemitério de Santo Amaro já é conhecido por guardar outros túmulos famosos, como do músico Chico Science, mas nenhum recebe mais visitas e atenção do que o da garota misteriosa.

A Menina Sem Nome foi vítima de um crime em 1970, época em que gerou muita comoção na região. A partir daí, a emoção ganhou cada vez mais força no imaginário popular, fazendo com que o túmulo seja um ponto de visita frequente para as pessoas que passam por ali.

Após 53 anos do crime, a Rede Globo e o G1 tiveram acesso ao relatório da Polícia Civil que mostra o ponto exato e como o corpo da Menina Sem nome foi encontrado na Praia do Pina, no Recife.

O QUE ACONTECEU COM A MENINA SEM NOME?

De acordo com o relatório, passava das 7h do dia 23 de junho de 1970 quando os peritos do IPT receberam um chamado da Delegacia de Plantão para ir à praia do Pina, localizada na Zona Sul do Recife.

Eles foram convocados para analisar a cena de um crime considerado raro naquela época, com uma criança na posição de vítima.

"Toca a sirene. Uma sirene bem escandalosa. A gente saiu no carro, um jipe. Chamado para a praia de Boa Viagem. A gente foi, chegou lá, muita gente, o que dificultava o exame. O corpo dela estava coberto com um lençol", informou a perita Maria Teresa.

WELLINGTON LIMA/TV JORNAL

TRADIÇÃO Entre os túmulos mais visitados no Cemitério de Santo Amaro está o da Menina sem Nome - menina não identificada há mais de 50 anos e vítima de violência sexual - WELLINGTON LIMA/TV JORNAL

No relatório, o cadáver da Menina Sem nome foi descrito da seguinte forma: "a vítima, de identidade desconhecida, era do sexo feminino, apresentava entre 8 e 10 anos de idade, era do tipo étnico faioderma [pardo] com cabelos castanhos 'carapinhados' [alisados]".

As fotos retiradas na época mostram que a menina havia sido machucada no pescoço, provavelmente com o uso de um objeto cortante, mas não havia sangue à mostra no corpo.

O QUE LEVOU A MORTE DA 'MENINA SEM NOME'?

De acordo com informações compartilhadas pelo portal "G1", a causa da morte da criança foi asfixia e aspiração de grãos de areia da praia.

Além disso, os exames também atestaram que não houve nenhum tipo de violação sexual.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Túmulo da Menina sem Nome, encontrada morta em praia do Recife, atrai devotos e curiosos ao Cemitério de Santo Amaro - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

MENINA SEM NOME: a história de um dos TÚMULOS dos mais visitados em Pernambuco

Comentários