
O túmulo da Menina Sem Nome, localizado na cidade de Recife, Pernambuco, é um dos mais populares do Brasil. O Cemitério de Santo Amaro já é conhecido por guardar outros túmulos famosos, como do músico Chico Science, mas nenhum recebe mais visitas e atenção do que o da garota misteriosa.
A Menina Sem Nome foi vítima de um crime em 1970, época em que gerou muita comoção na região. A partir daí, a emoção ganhou cada vez mais força no imaginário popular, fazendo com que o túmulo seja um ponto de visita frequente para as pessoas que passam por ali.
Após 53 anos do crime, a Rede Globo e o G1 tiveram acesso ao relatório da Polícia Civil que mostra o ponto exato e como o corpo da Menina Sem nome foi encontrado na Praia do Pina, no Recife.
O QUE ACONTECEU COM A MENINA SEM NOME?
De acordo com o relatório, passava das 7h do dia 23 de junho de 1970 quando os peritos do IPT receberam um chamado da Delegacia de Plantão para ir à praia do Pina, localizada na Zona Sul do Recife.
Eles foram convocados para analisar a cena de um crime considerado raro naquela época, com uma criança na posição de vítima.
"Toca a sirene. Uma sirene bem escandalosa. A gente saiu no carro, um jipe. Chamado para a praia de Boa Viagem. A gente foi, chegou lá, muita gente, o que dificultava o exame. O corpo dela estava coberto com um lençol", informou a perita Maria Teresa.

TRADIÇÃO Entre os túmulos mais visitados no Cemitério de Santo Amaro está o da Menina sem Nome - menina não identificada há mais de 50 anos e vítima de violência sexual - WELLINGTON LIMA/TV JORNAL
No relatório, o cadáver da Menina Sem nome foi descrito da seguinte forma: "a vítima, de identidade desconhecida, era do sexo feminino, apresentava entre 8 e 10 anos de idade, era do tipo étnico faioderma [pardo] com cabelos castanhos 'carapinhados' [alisados]".
As fotos retiradas na época mostram que a menina havia sido machucada no pescoço, provavelmente com o uso de um objeto cortante, mas não havia sangue à mostra no corpo.
O QUE LEVOU A MORTE DA 'MENINA SEM NOME'?
De acordo com informações compartilhadas pelo portal "G1", a causa da morte da criança foi asfixia e aspiração de grãos de areia da praia.
Além disso, os exames também atestaram que não houve nenhum tipo de violação sexual.

Túmulo da Menina sem Nome, encontrada morta em praia do Recife, atrai devotos e curiosos ao Cemitério de Santo Amaro - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Comentários