SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

DOENÇA DO PAPA FRANCISCO É GRAVE? O QUE É LAPAROCELE, QUE OBRIGOU PAPA FRANCISCO A FAZER CIRURGIA? ENTENDA

ESTADO DE SAÚDE DO PAPA FRANCISCO - Religioso tem 86 anos de idade e faz cirurgia no intestino nesta quarta-feira (7/6/2023)

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 07/06/2023 às 10:13 | Atualizado em 07/06/2023 às 10:26
VICENZO PINTO/AFP
NOTÍCIAS DO PAPA FRANCISCO: Papa Francisco é internado; veja o ATUAL ESTADO DE SAÚDE do Papa Francisco - FOTO: VICENZO PINTO/AFP

IGREJA CATÓLICA - Católicos do mundo inteiro rezam nesta quarta-feira (7) pela saúde do Papa Francisco, que fará uma cirurgia em Roma, na Itália.

QUAL A DOENÇA DO PAPA?

Aos 86 anos, de acordo com o Vaticano, Francisco vai passar por uma cirurgia no intestino para reparar uma hérnia, do tipo laparocele.

Em geral, essa hérnia se forma sobre a cicatriz que resulta de uma cirurgia anterior. A laparocele também pode surgir em função da idade avançada ou outros fatores, como obesidade e fraqueza nos músculos da parede abdominal.

O QUE É HÉRNIA LAPAROCELE, A DOENÇA DO PAPA FRANCISCO?

A laparocele se trata de uma hérnia que surge sobre a cicatriz de uma cirurgia anterior. No caso do Papa Francisco, há dois anos, em 2021, o religioso foi submetido a um procedimento cirúrgico para tratar uma diverticulite, e teve parte do intestino grosso retirado pelo médicos.

  • Entre os sintomas, está uma obstrução intestinal, que causa fortes dores.

Em entrevista ao G1, a médica cirurgiã do aparelho digestivo Vanessa Prado explicou que a hérnia aperta as alças do intestino. Esse "estrangulamento" resulta em um tipo de "buraco" na região intestinal.

"E aí quando você faz mínimos esforços a alça intestinal pode entrar nesse buraco, ficar presa e não voltar para a cavidade abdominal [região que comporta além do intestino, o fígado, o estômago, entre outros órgãos], o que resulta na urgência cirúrgica", explicou a médica.

"E quando essa alça do intestino fica presa nessa hérnia, a gente chama de hérnia encarcerada, que aí não passa sangue, não passa fezes, e dá o quadro que a gente chama de suboclusão intestinal para o paciente", detalhou a especialista.

Segundo comunicado do Vaticano, Francisco sente dores e, por isso, a cirurgia foi decidida pelos médicos italianos.

ESTADO DE SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

O pontífice será submetido à cirurgia no Hospital Gemelli, famoso por ter uma ala exclusiva para os papas. Foi lá onde se tratou o Papa João Paulo II. O próprio Francisco também já foi hospitalizado na unidade de saúde romana.

O hospital ainda não divulgou o estado de saúde. O que se sabe é que Francisco será operado sob anestesia geral, de acordo com o portal IG.

OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE 

O papa Francisco já esteve internado em março deste ano, também no Gemelli, para tratar uma infecção respiratória.

Além disso, com problemas no joelho, o pontífice também tem sido frequentemente visto se locomovendo sobre uma cadeira de rodas.

Continue bem informado sobre o estado de saúde do papa Francisco, lendo o site da Rádio Jornal.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS
Papa Francisco é o 266° Papa da Igreja Católica - FOTO:REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS